quinta-feira, 13 de julho de 2023

Biosphere(EUA, 2022)

Dois amigos, Billy (Mark Duplass) e Ray (Sterling K. Brown), se abrigam em uma cúpula enquanto o resto da civilização morre de toxinas perigosas. Eles agora são os últimos humanos restantes na Terra.

Biosphere, a nova produção dos irmãos Duplass, dirigida por Mel Eslyn, é ambientado em um único local. Ray, um cientista inteligente e otimista, construiu esta cúpula do tamanho de um apartamento onde reside com seu amigo de infância, Billy. 


Aparentemente, Billy, o ex-presidente dos Estados Unidos antes que a catástrofe se instalasse, foi encarregado de projetá-lo. Agora, os dois amigos têm vivido juntos nesse ambiente seguro que é auxiliado pelo planejamento bem estruturado de Ray.


Eles acordam todos os dias com a sequência de mudança do ligar e desligar automatizado do sistema de iluminação. Eles correm pela circunferência da cúpula e falam sobre seus gostos e desgostos compartilhados. A primeira vez que os vemos, eles estão tendo uma breve discussão sobre Super Mario e Luigi.


Ao contrário de Ray, Billy não é tão inteligente e silenciosamente impulsivo sobre cada pequena falha que vê em seu paraíso perfeitamente planejado. Quando um de seus peixes, que deveria ser uma chave para o sistema de filtragem de água que Ray colocou em prática morre, o equilíbrio dentro da cúpula é ameaçado.

Revelar muito sobre Biosphere é estragar a experiência, no entanto, é seguro dizer que esta comédia de amigos usa suas fendas para tratar de gênero, identidade e sexualidade. Ao colocar dois caras como único ponto focal aqui, a diretora Mel Eslyn está tentando desconstruir a masculinidade para aqueles que ainda residem no passado.


Biosphere é um filme cheio de ideias, mas como é principalmente movido a diálogos, o único outro conflito é uma luz verde que aparece em algum lugar fora da cúpula. O longa adiciona um toque distópico a uma busca de sobrevivência de amigos. 


Usando um sabor queer e único de humor para atrair o público, uma trama atraente e original persiste e flui perfeitamente. Há também uma grande dissonância entre o comportamento despretensioso de Billy e sua antiga presidência. Isso adiciona uma carga de responsabilidades passadas e presentes nos personagens que ressurge e acelera ainda mais o conflito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário