quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Fora de Série(Booksmart, EUA, 2019)

A elétrica estreia como cineasta de Olivia Wilde, Fora de Série, é uma comédia sobre o ensino médio com um elenco nota 10, um roteiro brilhante carregado com diálogos espirituosos, cinematografia atraente, edição rápida, de videoclipe, e uma trilha sonora POP e dançante. Mais importante ainda, é incrivelmente divertida de assistir.

Molly, Beanie Feldstein, de Lady Bird(2017), uma aluna exemplar, obcecada em ser a melhor de sua classe, e sua melhor amiga Amy (Kaitlyn Dever), uma ativista feminista mais calada, embora não menos motivada, trabalharam duro para entrar em boas faculdades. Quando Molly descobre que seus colegas menos estudiosos também entraram nas mesmas escolas de prestígio, isso destrói sua compreensão do mundo. Em vez de aproveitar a noite tranquila como de costume, Molly convence Amy a irem à festa pelo menos uma vez antes de atravessar o palco da formatura.


O senso de humor transparece em todas as situações ridículas, piadas afiadas ou visuais, e na existência de Gigi (Billie Lourd), uma personagem melhor lembrada por suas selvagerias espontâneas, habilidade misteriosa de aparecer em todas as festas da noite e sua vibração de garota excêntrica.


Percorremos os altos e baixos da odisseia de Molly e Amy por Los Angeles em velocidades vertiginosas, mas nada parece perdido. Percebemos sua profunda amizade, elas têm sua própria linguagem compartilhada, como usar o nome Malala para pedir ajuda uma a outra.


Feldstein e Dever são perfeitamente combinadas para refletir sobre a personalidade de ambas, mesmo que suas personagens pareçam semelhantes à primeira vista. Dever faz muito da personalidade tímida de garota de Amy e sua quieta paixão por outra garota. Ela sutilmente representa a mortificação de Amy com o entusiasmo fofo de seus pais, sua relutância em ser honesta sobre seus sentimentos e sua lealdade protetora a Molly, mesmo quando ela se sente oprimida pela personalidade bombástica de sua amiga.


É revigorante ver um filme ambientado em uma escola que está cheia de alunos diversos, diferentes orientações sexuais e expressões de gênero. O elenco de apoio, com Lisa Kudrow e Jason Sudeikis, é tão maravilhosamente engraçado quanto as estrelas e tem algo mais a fazer do que ser os estereótipos simbólicos. Na verdade, muitas das primeiras impressões de Molly de seus colegas de classe acabam sendo erradas e, embora seus personagens não possam obter uma exploração completa em profundidade, eles não foram reduzidos a uma caricatura.


A fotografia do filme combina a aventura selvagem dos adolescentes com uma iluminação onírica, porém colorida. O cinegrafista Jason McCormick, que compartilha a experiência de Wilde em videoclipes, captura a linguagem POP e o ritmo rápido da edição, de Jamie Gross, faz com que a aventura das garotas pareça estar voando ao som das batidas contagiantes da trilha sonora.

E por falar em trilha sonora, é uma mistura explosiva de ritmos, com nomes como Sam Spiegel, Lykke Li, Death Grips, Soul Vibrations, LCD Soundsystem, Soffi Tukker, Santigold, Lizzo, Alanis Morissette, Dj Shadow, Rhye e Perfume Genius. 

Fora de Série, coloca de lado a pressão para ter sucesso ou viver de acordo com ideais estritos e concentra-se na amizade. Focar tanto no trabalho e no sucesso levou gerações de mulheres ao esgotamento. Talvez o longa esteja tentando ensinar à próxima turma de formandos que não há nada de errado em equilibrar todo esse trabalho duro com algum tempo de festa e diversão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário