terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Toda Forma de Amor(Beginners, EUA, 2010)


Dez meses depois da morte de sua mãe, o pai de Oliver diz a ele algo surpreendente: "Eu sou gay". Seu pai tem 75 anos e foi casado por 38. O próprio Oliver tem cerca dessa idade quando fica sabendo dessa notícia e está em um tipo diferente de armário: com medo de falhar, com medo de se comprometer, com medo de confiar, ele nunca teve um relacionamento significativo.

Toda Forma de Amor, de Mike Mills, é sobre como os dois homens encontram o amor. É um filme em que apenas um cachorro chamado Arthur parece ter tudo em perspectiva. Arthur tem apenas uma pequena parte e se comunica por legendas, refletindo os tipos de pensamentos que cães, obcecados pelo estudo dos humanos, podem de fato ter.

Mas a presença desse sábio Jack Russell Terrier fornece uma perspectiva à parte da sexualidade e da personalidade, que percebe apenas quando tudo é ou não é como deveria ser.


Oliver, interpretado pelo envolvente Ewan McGregor, é um artista cujo trabalho, aparentemente bem-sucedido, comunica uma relutância em ser seguro e ousado. Seu pai, Hal, é interpretado por Christopher Plummer, ganhador do Oscar de Ator Coadjuvante, como um homem que chegou a um acordo com sua falecida esposa, Georgia (Mary Page Keller), há muitos anos e tem sido fiel a isso. Ele sempre soube sobre sua homossexualidade, e a revelação ao filho transmite orgulho, alívio e uma espécie de alegria. 

O filme se move facilmente com três intervalos de tempo. Há o período entre o anúncio de seu pai e sua própria morte alguns anos depois, o período na vida de Oliver após a morte, e flashbacks das memórias de infância de Oliver. Se tivermos de extrair um significado, pode ser que nunca seja tarde para recomeçar, e o pai dê o exemplo para o filho.


Christopher Plummer, um ator cheio de presença e graça, traz uma alegria digna a seu novo estilo de vida gay. Ele se delicia com o arco-íris do orgulho, dança em clubes, dá festas e apresenta Oliver a seu namorado, Andy (Goran Visnjic)., que ama verdadeira e profundamente o idoso, com uma plenitude que quase envergonha Oliver. O filme dá a devida atenção à felicidade de Hal e ao processo de sua morte, do qual ele se aproxima com o consolo de que, finalmente, não há nada que ele deva manter em segredo.


Um dos prazeres do longa é o calor e a sinceridade dos personagens principais. Não há vilão. Eles começam querendo ser mais felizes e terminam tendo sucesso. A única pessoa deixada de fora é a mãe morta, Geórgia. E Oliver demonstra imensa felicidade, quando está ao lado de seu envolvimento amoroso, a atriz francesa Anna, interpretada por Melánie Laurent.


Toda Forma de Amor não chega a ser um drama profundo; É uma fábula de esperança com imenso otimismo e um estilo alegre que brinca consigo mesmo. Como muitos cães, ele ignora contratempos e continua esperando que possa sair para brincar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário