quinta-feira, 22 de junho de 2023

As Oito Montanhas( Le otto montagne, Itália/Bélgica/França/Reino Unido, 2022)

Épico e intimista, As Oito Montanhas, de Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch, abrange várias décadas para contar a história de dois meninos cuja amizade desaparece quando eles se tornam homens, apenas para que seu vínculo renasça à medida que a vida avança.

Pietro (Lupo Barbiero) e Bruno (Cristiano Sassella) se conheceram em 1984, quando Pietro, aos 12 anos, e seus pais, ansiosos para escapar de suas vidas ocupadas em Turim, mudam-se para a pequena vila montanhosa italiana de Grana. Lá, Pietro conhece Bruno, e os dois meninos logo se tornam grandes amigos.

Bruno mora com os tios fazendeiros. Seu pai mora em outra aldeia. Os pais de Pietro são calorosos com Bruno, especialmente o pai amante de atividades ao ar, que acha a coragem rústica de Bruno atraente em comparação com a relativa fraqueza física de seu filho.


É preciso que o filme demore para construir a história, a fim de entender a relação de Pietro com seu pai entusiasta do montanhismo, Giovanni (Filippo Timi). Giovanni leva Pietro a belos picos de montanhas e geleiras. É importante ter as memórias do personagem para entender essa relação.



Já adultos, enquanto Bruno(Alessandro Borghi) administra seus negócios e forma uma família com Lara (Elisabetta Mazzullo), uma ex-namorada de Pietro(Luca Marinelli). Pietro faz viagens introspectivas ao Nepal, publica um livro e se torna chefe de cozinha. Ele também conhece um parceiro, Asm (Surakshya Panta). Os dois homens nem sempre estão em contato um com o outro, mas quando estão, retomam sem esforço de onde pararam.


A autenticidade  do filme também contribui para o vínculo emocional.  Os dois homens constroem uma cabana, que assume muito peso afetivo e metafórico. Essa cabana foi construída durante a produção. Isso dá às performances e ação uma rara fisicalidade.


As Oito Montanhas é uma jornada épica de amizade, família e autodescoberta nos deslumbrantes Alpes italianos. Com foco nos relacionamentos masculinos não sexuais que um homem tem, ou seja: com seu melhor amigo e seu pai, acompanhamos Pietro e Bruno ao longo de três décadas enquanto eles navegam em sua relação profunda e complexa.O filme explora bem os temas  que incluem a dureza da vida rural, as relações pai-filho e o vínculo profundo do relacionamento com o melhor amigo.

Os diretores Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch criaram um estudo cuidadoso sobre relacionamentos. Baseados no premiado romance de 2016, de Paolo Cognetti, combinam bela fotografia, de Ruben Impens,  e trilha sonora poética e fortes atuações do elenco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário