sexta-feira, 30 de junho de 2023

Golden Delicious(Canadá, 2022)

Jake(Cardi Wong), é um adolescente que cresce em uma família asiática canadense, já presa entre duas identidades separadas. Ele mora com a mãe e o pai, mas a tensão entre eles é palpável. Seu pai, perseguindo um sonho perdido por conta própria, tenta fazê-lo jogar basquete, e como ele não é muito bom nisso, ele não é valorizado pelos demais. 

Enquanto isso, sua namorada Valerie (Parmiss Sehat) quer que eles percam a virgindade juntos, mas algo não parece certo – e ele se vê estranhamente atraído pelo jovem gay confiante que acabou de se mudar para o outro lado da rua.


Jake tem sentimentos profundos por Valerie e é fácil entender por que, antes de descobrir o desejo real, ele assumiu que era assim que a maioria dos casais experimentava o amor. A pressão que Valerie exerce seria imediatamente vista como problemática se seus gêneros fossem invertidos, mas jovens como são, nenhum dos dois reconhece isso. 


O título do longa-metragem de estreia de Jason Karman também é o nome do restaurante da família no filme, mas também ilustra perfeitamente essa encantadora história de amadurecimento.


O novato Aleks (Chris Carson) sabe exatamente quem ele é, o que parece ser parte do que o torna tão atraente para Jake. Uma identidade simples e facilmente explicada faria parte do acordo – e, no entanto, Jake não sabe como lidar com essa sexualidade em um nível social. 


O filme é ambientado em uma comunidade asiática no leste de Vancouver, onde a família Wong parece ter sua própria crise de identidade causada por tentar aspirar ao que se espera de cada um deles. Isso oferece muito conflito que vai além da trama LGBTQIA+.


Golden Delicious é um coming-of-age queer que não apresenta grandes novidades nesse sub-gênero que tanto se expande. No entanto, a dinâmica familiar com todos os membros tendo obstáculos a superar, lhe garante um charme, dentro de visuais extremamente bem compostos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário