segunda-feira, 16 de outubro de 2023

ParaNorman(EUA/Reino Unido, 2012)

Na animação da Laika Studios, de Chris Butler e Sam Fell, Norman (Kodi-Smit-McPhee) é abençoado com a habilidade incomum de ver pessoas mortas. Só que todos ao seu redor veem essa habilidade não como uma bênção, mas como uma maldição. Intimidado na escola, ele se torna amigo de Neil (Tucker Albrizzi), um garoto acima do peso que aprecia, em vez de temer, a capacidade de Norman de ver pessoas mortas.

Quando Norman é abordado por seu tio, Sr. Prenderghast (John Goodman), que também compartilha sua habilidade, ele é informado que o aniversário da bruxa amaldiçoada da cidade que foi executada há 200 anos está se aproximando.


Acontece que Norman deve impedir a bruxa de levantar um exército de mortos. Mas quando as coisas dão errado, Norman e seus amigos se veem sendo perseguidos por um exército de zumbis. A fim de salvar sua cidade, eles devem encontrar uma maneira de acabar com a maldição das bruxas permanentemente.

A condição de Norman funciona como uma metáfora óbvia para ser gay. Ele é referido como tendo "nascido assim" e sofrido bullying na escola por isso. Seu pai e outros membros da família fazem de tudo para tentar encorajar Norman a parar de ver pessoas mortas e apenas tentar ser "normal".


Além deste subtexto, ParaNorman também contém um personagem gay inovador, o irmão mais velho de Neil, Mitch. Do jeito que o personagem, foi um dos primeiros assumidamente gays, a aparecer numa animação infantil.


Tecnicamente,  o stop motion de ParaNorman é impecável devido aos seus visuais impressionantes e sua sensibilidade cômica hilária. O humor é bastante ostensivo para o assunto macabro, com momentos verdadeiramente inteligentes, como o uso do tema do Halloween que passeia pelo filme.





Nenhum comentário:

Postar um comentário