quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Raça das Trevas(Nightbreed, Canadá/Reino Unido/EUA, 1990)

Raça das Trevas,, é um estranho conto retirado do livro Cabal, do também diretor Clive Barker. É a história de um homem chamado Aaron Boone(Craig Sheffer) que tem sonhos com monstros; monstros que vivem num lugar chamado Midian.

Boone consulta seu psiquiatra, interpretado por um assustador David Cronenberg, sobre essas visões estranhas que ele tem durante o sono, o psiquiatra então explora as alucinações de Boone saindo e matando as pessoas que ele descreveu.


Após o sucesso estrondoso de Hellraiser, Barker garante que a presença de David Cronenberg empreste nobreza a um filme diferente de tudo o que ele faria. Há sustos, mas eles parecem incidentais à construção do mundo de uma sociedade subterrânea governada por leis rígidas e um código de conduta cruel.


O que torna Raça das Trevas tão diferente é que existem duas histórias separadas que são tecidas em um único fio extremamente dramático. De um lado está o psiquiatra. Ele está à procura da cidade de Midian e percebe que a única maneira de encontrá-la é através de Boone e seus pesadelos. Ele também está satisfazendo sua fome de matar usando Boone para escolher suas próximas vítimas.



Do outro lado temos Boone. Um homem normal que tem sonhos fora do normal. Ele tem visões de Midian em seu sono, o que o leva a Decker. Depois que ele é e é introduzido e vive o resto de sua vida imortal com o resto da raça noturna em Midian, as duas histórias se combinam. A esposa de Boone, Lori, vai em busca dele e Decker está logo atrás.


Notável é o trabalho de efeitos práticos. Todas as criaturas são visualmente impressionantes e a maioria sem falhas. Especialmente os Bezerkers que parecem tão mesquinhos e cruéis como os Cenobitas. A maioria parece séria, embora haja fatores cômicos para eles, o que adiciona um toque agradável ao filme.


O filme é atmosférico e nada lógico. Como outras histórias de Barker, é uma representação do inferno e da loucura. É muito estilístico, vividamente iluminado.É violento e assustador também. Os atores fazem um trabalho estrondoso com um roteiro com algumas áreas cinzentas. A trilha sonora é executada por Danny Elfman que, multiplica o valor da produção.


Por trás de todas as criaturas e cenas assustadoras e grosseiras há uma tragédia com muitas emoções. Parece um conto de fadas sombrio misturado com elementos de terror familiares.  É uma obra muito original, porém, e há um subtexto satisfatório, embora óbvio, sobre como as pessoas são os verdadeiros monstros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário