segunda-feira, 23 de outubro de 2023

The Loneliest Boy in the World(Reino Unido, 2022)

 

O filme do diretor Martin Owen, The Loneliest Boy in the World, protagonizado por Max Harwood, conhecido por sua performance transformadora no musical, Everybody's Talking About Jamie, canaliza o deslocado em todos nós através de sua representação do problemático e bondoso Oliver, que só precisa de um amigo. 


Lindamente filmado em tons pastéis, com muito rosa e lilás, o filme é ambientado em Hubris, EUA, em outubro de 1987. Dois funcionários do Serviço Social, Margot (Ashley Benson) e Julius (Evan Ross),  estão monitorando de perto o problemático Oliver, recém-saído de um instituto psiquiátrico, ele ainda não superou o "acidente" que tirou a vida de sua mãe. 


Agora, aos 18 anos, ele mora na casa de uma família, assistindo atentamente a todos os programas favoritos de sua mãe na televisão para que ele possa visitar seu túmulo e contá-los em detalhes minuciosos. Mas, Margot e Julius trazem más notícias.

Em apenas sete dias, se Oliver não conseguir provar que está de mente sã e pelo menos tentar fazer amigos, Julius o mandará de volta para o reformatório. "Seja natural, seja verdadeiro, seja você", aconselha Margot. 


Oliver sendo o estranho peculiar que ele é torna-se alvo de vários valentões pela cidade. A nova garota Chloe (Tallulah Haddon) se conecta com Oliver fugazmente antes que ele compartilhe a história bizarra do falecimento de sua mãe. O flashback que mostra o ocorrido é um dos melhores momentos do filme.


O aparelho de TV de Oliver acaba ficando estranho durante um episódio de Alf, deixando-o sozinho em uma casa grande assistindo à televisão estática. Ele ouve uma mãe de luto chorando por seu filho, Mitch (Hero Fiennes), após seu trágico acidente de carro. Ela diz que ele era "amigo de todo mundo", e esse elogio desperta uma ideia dentro de Oliver, que desenterra o cadáver para fazer amizade.


O humor situacional com esse cadáver, e as situações de luto, é extremamente eficaz . Quando Oliver se liga ao corpo de Mitch, ele percebe que finalmente encontrou alguém para ouvi-lo. Isso o levará à sua próxima grande ideia. Uma nova família, incluindo a mãe, o pai, a irmã e um cachorrinho.


Com os corpos em decomposição, Oliver pode, no entanto, ter finalmente encontrado o amor e a aceitação de uma família que sempre desejou ter. Injetando esse poderoso elemento de realismo mágico, o roteiro, de Piers Ashworth eleva The Loneliest Boy in the World a um território memorável, caprichoso, quase de Tim Burton, mas em tons de rosa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário