segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Cuckoo (Alemanha/EUA, 2024)

O filme conta a história de Gretchen (Hunter Schäfer), de 17 anos, que relutantemente se muda com seu pai e sua nova família, dos EUA, para os Alpes alemães. A adolescente ainda não aceitou a morte da mãe, Gretchen se sente distante tanto da namorada do pai quanto pela filha de 7 anos, a muda Alm(Mila Lieu). Enquanto isso, o Sr. König (Dan Stevens), o misterioso novo chefe do pai, mostra um interesse notável por ela. 

O roteirista e diretor Tilman Singer apresenta abordagens potencialmente novas para ideias de suspense de terror desgastadas. Mesmo assim, toda essa mistura fascinante, dá à Cuckoo uma atmosfera única.


Como Gretchen está determinada a economizar dinheiro para poder voltar aos Estados Unidos por conta própria, ela decide aceitar a oferta de Herr König para trabalhar na recepção do hotel, na qual ela tem Trixie (Greta Fernández) como companheira, e interesse romântico, e alguns convidados que vomitam estranhamente toda vez que ela passa. E, claro, ela ignora o aviso do gerente do hotel para não voltar para casa de bicicleta à noite, um erro do qual ela se dará conta quando começar a ser perseguida pela figura de uma mulher de sobretudo, que emite gritos que envolvem quem a ouve em uma espécie de loop temporal e uma certa referência à Vampiros de Almas(1956)


À medida que os segredos obscuros do hotel começam a surgir, Gretchen se vê lutando não apenas por respostas, mas por sua vida. Singer aumenta as apostas com visuais alucinatórios e uma mitologia baseada no comportamento animal sinistro. Em seu maior papel no cinema até então, Schafer abraça a chance de evoluir de adolescente problemática para uma potente final girl. 


Singer mergulha "Cuckoo" em uma atmosfera sinistra condizente com seu cenário alpino, justapondo vistas majestosas da montanha com uma crescente sensação de desconforto. Filmado em 35 mm, o diretor de fotografia Paul Faltz lança uma luz gloriosamente cinematográfica sobre a impressionante arquitetura dos anos 60 do resort.


O longa tem um design de som muito eficaz e close-ups recorrentes de pescoços pulsantes como um motivo visual assustador. Gretchen também ouve música com frequência, o que faz uma sala vibrar de maneiras misteriosas. O luto é um grande tema no filme, e parte de sua analogia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário