segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Eastern Boys (França, 2013)


Antes de realizar o aclamado 120 batimentos por minuto(2017), Robin Campillo, dirigiu Eastern Boys. uma atraente história de um empresário de meia-idade solitário cujo envolvimento com um garoto de programa, ucraniano, explora temas interligados de sexualidade, imigração e dinâmica de poder com uma sensibilidade clara e se recusa a demonizar até mesmo seus personagens mais sombrios.

Eastern Boys explora a natureza transacional dos relacionamentos com uma consciência de como as hierarquias sociais e as diferenças econômicas e de classe afetam o comportamento. Mesmo o personagem mais assustador do filme, o Boss (Danil Vorobyev), o chefão russo de uma gangue de ladrões de imigrantes sem documentos, é um menino perdido.


Daniel (Olivier Rabourdin), um homem gay meticuloso na casa dos 50 anos, colide pela primeira vez com a gangue enquanto cruzava nervosamente a Gare du Nord, a estação ferroviária mais ao norte de Paris, onde se concentra em Marek (Kirill Emelyanov), um malandro esbelto que mal parece ter 21 anos. Eles marcam um encontro para a noite seguinte.

Na hora marcada, um estranho aparece na porta e abre caminho com os cotovelos antes que Daniel possa impedi-lo. Quase imediatamente, o resto da gangue chega, toma conta do apartamento e dá uma festa, enquanto Daniel fica lá estupefato enquanto os convidados indesejados tomam seu licor e dançam enquanto saqueiam o lugar. 

Daniel nao chama a polícia. O medo é sem dúvida um fator, mas a vergonha (por ser gay, por solicitar sexo pago) é outro, além da culpa por seu privilégio e riqueza. No meio da festa, Marek, com uma expressão envergonhada, aparece. Daniel percebe que esse menino magricela e ingênuo foi pressionado a armar para ele.


Esta sequência de festa fascinante em que os membros da gangue giram ao som de uma música dançante elegante enquanto metodicamente destroem o apartamento, é filmada como o pesadelo em transe de um homem. No dia seguinte, antes de Daniel sair para o trabalho, ele deixa um bilhete e dinheiro para sua governanta.


Naquela noite, alguém bate na porta e Marek reaparece, pronto para concluir o arranjo. Daniel fecha a porta na cara dele, então reconsidera. Um relacionamento que começa como um encontro curto e triste, sem afeto ou contato visual se aprofunda depois que Daniel convida Marek de volta. Eles decidem por um acordo pago em que se reúnem três vezes por semana. Daniel dá a Marek o que ele mais deseja: um iPhone.


Ganhador do Leão de Ouro, no Festival de Veneza, Eastern Boys está perfeitamente ciente da dinâmica de poder envolvida em cada relacionamento dentro de seus objetivos. Cada personagem conhece seu lugar e as prerrogativas e limitações de funções determinadas por riqueza, status social, etnia e nacionalidade. As primeiras cenas da fervilhante Gare du Nord dão o tom de um filme que é um mosaico social.



Nenhum comentário:

Postar um comentário