Doris Duke era a garota mais rica do mundo quando seu pai, gigante, da indústria do tabaco, James Buchanan Duke deixou para ela cerca de US$ 100 milhões, em 1925 aos 12 anos. Bernard e Doris - O Mordomo e a Milionária, telefilme da HBO, dirigido por Bob Balaban, é sobre os últimos anos da mulher raramente feliz e foca no relacionamento (platônico) que se desenvolveu durante esse período entre seu mordomo, Bernard Lafferty, e ela.
O filme se passa no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Conhecemos Doris Duke (Susan Sarandon) como uma mulher mimada que intimida seus funcionários e os dispensa sem compaixão quando a comida está fria. O novo mordomo logo chega, Bernard Lafferty (Ralph Fiennes). Ele parece ter excelentes referências, Peggy Lee e Elizabeth Taylor o recomendam, e é muito bom em seu trabalho.
Mesmo assim, leva um tempo para Doris perceber o bem que adquiriu. Lentamente, seu apreço por seu funcionário cresce. Ela o envolve cada vez mais em tarefas pessoais, ela pode até levá-lo em suas viagens e sentir afeto. O passado de Doris a ensinou a suspeitar, mas quando Bernard garante que só quer cuidar dela e não de seu corpo ou dinheiro, ela decide confiar nele. Graças a ela, Bernard aparece, se veste cada vez mais extravagantemente, deixa um rabo de cavalo crescer e até usa maquiagem.
No início de Bernard e Doris já se diz que a história é parcialmente verdadeira e parcialmente criada. O roteirista, Hugh Costello. pintou um quadro bastante romantizado do relacionamento entre Bernard, que acaba de se recuperar do vício do álcool, e a socialite que não pensa em examinar mais de perto seu consumo. Ninguém sabe o que realmente aconteceu entre os dois, mas é fácil imaginar que a história real não está longe do filme.
Doris muda de uma megera aparentemente fria para uma mulher que mostra ser perfeitamente capaz de manter uma amizade calorosa. E Bernard - embora seu problema com o álcool cresça à medida que o filme avança - também é tão cativante quanto pode ser com sua chefe. O filme, no entanto, carece de mais profundidade, sobre o passado do mordomo.
Revi o filme nessa ótima resenha com opinião certeira sobre a historia
ResponderExcluir