sexta-feira, 23 de julho de 2021

Direito de Amar (A Single Man, EUA, 2009)

Direito de Amar, filme de estreia do famoso estilista Tom Ford, é contado do ponto de vista de seu herói, George (Colin Firth), o homem solteiro, do título original, porque é homossexual. Já se passaram oito meses desde que seu amante morreu, e ele ainda sofre. Ele está vazio. Sua única amizade é com Charley (Julianne Moore), uma triste alcoólatra de certa idade com quem uma vez, por um breve período, teve um caso acalorado. Ela lhe dá gim e simpatia, mas é mais ritual do que conforto. Ela tenta beijá-lo, diz que talvez "ainda possamos fazer isso", mas isso é uma mentira em que ninguém acredita.

O filme começa no que pode ser o último dia da vida de George, em 1962. A visão de um revólver esperando em uma gaveta torna isso inconfundível. Ele executa seu ritual matinal de se arrumar e se vestir com um gosto impecável, e se mostra para o mundo como o próprio modelo de perfeição.

Ele dá uma aula na faculdade sobre Aldous Huxley. Ele trabalha em um subtexto sobre aqueles que não se conformam. Nenhum aluno está interessado, exceto Kenny (Nicholas Hoult), que pode estar menos interessado na palestra do que no professor.


Indicado ao Oscar, Firth interpreta George soberbamente. Ninguém verá nada fora do lugar no personagem. Tendo crescido na Grã-Bretanha nas décadas de 1920 e 1930, ele deve ter encontrado poucas pessoas com quem pudesse compartilhar sua verdadeira natureza. Agora, na Califórnia, ele tinha apenas seu amante, e seu amante está morto. A vida é obsoleta e sem perspectiva.


Sua noite é passada com Charley, que está sempre um pouco embriagada. Ela se preparou para o encontro deles, e está impecavelmente arrumada, sua maquiagem perfeita e o jantar elegante. A estética refinada e perfeccionista do filme é uma característica de Ford . Ela oferece uma simpatia que ele mal sente. É horrível que este seja o relacionamento mais significativo agora em qualquer uma de suas vidas.


Ele se vê como impecável, reservado, irônico, resignado, distante. Ele projeta uma fachada fria e impenetrável. Charley é vista do jeito dele, que pode não ser como ela realmente é. Quando acontecem eventos que interrompem sua rotina, ele tenta manter seu comportamento inalterado. Seu jogo é aparentemente completar este dia da forma como planejou.


Um comentário: