quinta-feira, 29 de julho de 2021

Nowhere(Colômbia/EUA, 2020)



Viver o sonho americano é o desejo de grande parte da comunidade latina. Escrito e dirigido por David e Francisco Salazar, Nowhere é uma coprodução entre Colômbia e Estados Unidos, que que conta a história de Adrian (Miguel González) e Sebastian (Juan Pablo Castiblanco), um casal colombiano que vive junto em Nova York e como seu relacionamento fica tenso quando o visto de Sebastian expira.

Nowhere abre mostrando-nos uma janela para a vida do casal: eles fazem sexo, tomam o café da manhã, lavam a louça, correm, tomam banho juntos e andam pela rua de mãos dadas. Adrian e Sebastian compartilham uma química elétrica, sentindo-se como um casal autêntico com uma longa história. Eles construíram uma vida juntos na Big Apple. Adrian trabalha com marketing e Sebastian tenta emplacar como jornalista.


A vida feliz do casal é ameaçada quando o visto de Sebastian não é aprovado. Em uma entrevista de emprego, o personagem revela como é terrível sua situação de imigração: "Não posso voltar. Minha família inteira me abandonou e eu morava em uma pequena garagem em Bogotá.", exagera ele.

A Colômbia tem leis que garantem a igualdade no casamento e proíbe a discriminação contra a comunidade LGBTQIA+. Mas embora as leis que protegem os direitos sejam vitais, elas não garantem aceitação ou segurança para pessoas queer, cujo histórico de homofobia na América Latina é extenso.

Adrian e Sebastian consultam um advogado de imigração para obter conselhos. Eles discutem várias opções, como se casar, mas Adrian não é um cidadão e não tem um green card. Eles procuram desesperadamente por uma solução , mais precisamente, Adrian procura, porque ele quer ficar.

Adrian fica chateado com Sebastian quando ele sugere voltar para a Colômbia. O parceiro não aceita o fato dele ainda não ter contado sobre a homossexualidade para os pais. "Estamos seguros aqui", diz Adrian. Mas Sebastian diz que "isso não está funcionando" para ele.

Depois dessa conversa, vemos uma repetição da montagem de abertura, mas parece contrastar agora, com uma fenda crescente se abrindo entre eles. Durante o sexo, vemos o rosto de Sebastian, e ele claramente não está interessado. Eles correm juntos, mas Sebastian fica para trás. Eles lavam pratos, mas agora sem alegria, calor e carinho. O dilema da imigração revela as rachaduras em seu relacionamento. Um casal em dificuldades, potencialmente se aproxima ou se separa ainda mais.


Enquanto eles deitam na cama à noite, banhados por uma luz turquesa, eles são filmados de cabeça para baixo, refletindo visualmente a virada de seu relacionamento e de seu mundo. É uma cena linda, mas melancólica.


Embora finalmente chegue a uma resolução, o filme termina envolto em incertezas. Não sabemos exatamente o que o futuro reserva para esses personagens. A imprecisão continua fazendo parte da vida real, especialmente para os imigrantes que lidam com questões de visto, cidadania e desejos conflitantes.


Um comentário:

  1. Gostei do filme
    Achei triste
    Tudo isso através da viagem que a resenha nos proporciona

    ResponderExcluir