terça-feira, 13 de julho de 2021

The Runaways: Garotas do Rock(The Runaways, EUA, 2010)


Baseada no livro Neon Angel: The Cherie Currie Story, a diretora Floria Sigismondi, que fez escola na fotografia e dirigindo videoclipes, conta a história das The Runaways, primeira banda de rock formada só por garotas.

O filme é centrado nos personagens de Joan Jett (Kristen Stewart), Cherie (Dakota Fanning) e do empresário Kim Fowley (Michael Shannon). Jett foi a força  original, rockeira de camiseta surrada e jaqueta de couro, que sonhava em formar sua própria banda. Fowley, conhecido nos clubes de música como um empresário em busca de talentos jovens e baratos, disse a ela para tentar se juntar a Cherie, cuja qualidade essencial, era parecer uma Brigitte Bardot de 15 anos.

“’Im ch-ch-ch-ch Cherry Bomb”, com esse filme Dakota Fanning, definitivamente abandona sua imagem de atriz mirim, para encarar uma personagem de ambiguidade sexual, cheia de revolta, por sua família disfuncional, e que faz o consumo constante de drogas. Após criar o primeiro hit, o produtor as ensaia em um trailer abandonado no Valley.


O empresário que ensina rock 'n' roll como um ataque ao público, as meninas devem bater em seus fãs até a submissão ou admitir que são perdedoras. Ele é como um sargento da Marinha: "Dê-me a garota. Devolvo o homem." Ele converte Cherie, que começa cantando passivamente, em uma bomba explosiva.


 As The Runaways finalmente ganham fama e estampam capas de revista ao redor do mundo. O filme cobre o processo com uma grande quantidade de música, o que ajuda a disfarçar um roteiro que deixa muitas perguntas sobre suas personagens. Não aprendemos quase nada sobre a vida pessoal de ninguém, exceto Currie.

Quando Joan Jett e Cherie Currie se beijam ao som de I Wanna be Your Dog, na voz de Iggy Pop talvez tenhamos o momento plasticamente mais bonito do filme, que valoriza um visual rock’n roll e mantém a essência de videoclipe com muitas influências como de David Bowie.

Além do repertório das The Runaways, a trilha ainda traz nomes como David Bowie, Suzie 4, Peggy Lee, The Stooges, Sex Pistols, Gary Glitter, Wanda Jackson, Nick Gilder e é claro, Joan Jett e The Blackhearts.

Com um desempenho acima da média das protagonistas, o filme é uma visão sobre a ascensão e queda das The Runaways. Embalado por sexo, drogas e muito rock’n roll, o longa resgata, com uma linda e sujinha estética, o legado dessa que provavelmente foi a primeira girlbind da história.


Um comentário: