quarta-feira, 28 de julho de 2021

Sublet(Israel/EUA, 2020)



Sublet, do diretor israelense Eytan Fox, tem muitas coisas a seu favor, incluindo boas performances, alguns insights interessantes e uma apresentação de Tel Aviv que é tão vívida que é difícil não se encantar pela cidade.

Michael (John Benjamin Hickey), um jornalista de meia idade, chega a Israel para passar uma semana pesquisando para um artigo para do The New York Times. Ele aluga um Airbnb, mas quando chega, descobre que o rapaz que mora lá, um jovem estudante de cinema chamado Tomar (Niv Nissim), se confundiu com as datas. O instinto inicial de Michael é sair e se hospedar em um hotel, mas Tomar, que tem pôsteres de Violência Gratuita e A Hora do Pesadelo II, um terrror queer, na parede, acerta tudo para o americano ficar.

Ao longo dos cinco dias percorridos no filme, Tomar mostra a Michael sua visão da cidade e os dois vão se conhecendo. Superficialmente, eles não poderiam ser mais diferentes. Michael é quieto e reservado, liga para o marido todas as noites e claramente tem algo que do passado que o incomoda.

Tomar, por outro lado, é um hedonista atrevido que parece não ter nada em mente a não ser os prazeres do momento, como fumar baseados e procurar sexo no Grindr.  Ele também não está disposto a considerar ou contemplar aqueles no movimento gay que vieram antes dele, como Michael, e pavimentaram o caminho para seu estilo de vida atual. 


Com o tempo, uma amizade se desenvolve, assim como uma possível atração sexual. As cenas entre os dois homens de gerações diferentes procurando algum tipo de terreno comum são facilmente as mais interessantes do filme com conceitos que chegam a chocar Michael, como a jovem judia que sonha em morar em Berlim.

O ângulo romântico assume um papel fundamental para a conclusão do longa. Sublet é sobre o poder de uma viagem em ser transformadora e tornar o jovem mais consciente e maduro e o mais velho ainda mais experiente e sábio.

Um comentário:

  1. Esse eu vi e gostei bastante e essa resenha ainda acrescentando detalhes é tudo de bom

    ResponderExcluir