quinta-feira, 22 de julho de 2021

Monsoon(Reino Unido, 2019)


Carros e motocicletas trafegam em torno uns dos outros como redemoinhos e ondulações em um curso de água corrente, e à deriva está Kit (Henry Golding). Nascido no Vietnã, mas criado no Reino Unido, o jovem está em Saigon pela primeira vez desde que seus pais fugiram após a reunificação, quando ele tinha oito anos. Chegando como turista para devolver as cinzas dos pais  à sua terra natal, o filme trata temas delicadamente observados como luto, deslocamento e identidade conflitante. Tais elementos só enriquecem o longa-metragem do diretor cambojano-britânico Hong Khaou, Monsoon .

Kit é um homem gay que, embora claramente muito confortável com sua sexualidade, tem que reconciliar essa identidade com o limbo de ser um imigrante em sua casa atual e um estranho na anterior. "Já quase não reconheço este país", lamenta, tendo anteriormente de admitir com vergonha que o seu vietnamita não é tão bom hoje em dia e que precisa de ajuda para traduzir.


Monsoon parece uma expressão precisamente considerada da experiência desenfreada da migração - sem dúvida devido muito de sua observação aguda à própria história pessoal do diretor- e a dificuldade de se ancorar quando sua vida e arredores parecem ser um mar constantemente agitado. Quase nada disso é explicitamente comunicado; em vez disso, os temas se acumulam lentamente por meio de momentos arrebatados por chamadas do Skype em quartos de hotel, exposições fragmentadas e passeios silenciosos por bairros antigos.


A câmera frequentemente permanece no rosto do protagonista, enquanto ele observa, e transmite precisamente o que  está pensando em cenas sem palavras. A fotografia, de Benjamin Kracun, o captura em planos médios e amplos, enfatizando a posição ao seu redor, ou o atirando através de janelas para indicar seu isolamento.


O mais próximo que o protagonista chega do flerte é em uma série de encontros românticos e sexuais com Lewis (Parker Sawyers), que vem com seu próprio conjunto de identidades conflitantes - ele é um expat afro-americano que vive no Vietnã, onde seu pai serviu durante a guerra .


Seu relacionamento em desenvolvimento é complicado por suas histórias familiares. "Não sou um desses ianques", afirma Lewis após Kit questionar por que ele gostaria de se lembrar da Guerra do Vietnã com orgulho. É uma corrente política que percorre Monsoon, turvando ainda mais as águas do drama sob uma superfície serena.



Um comentário: