segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Queen of the Universe(EUA, 2021)



Desde que RuPaul’s Drag Race foi lançado,em 2009, o mercado viu nas drag queens um nicho. De lá pra cá, foram 13 edições regulares, a caminho da próxima, vários programas derivados, alguns Emmys, e uma franquia que se espalhou internacionalmente. Agora, a Paramout+, em produção da World of Wonder, aposta em um formato novo, que muito lembra The Voice ou American Idol: Queen of the Universe.


O programa, apresentado por Graham Norton, de Drag Race UK, teve no painel de jurados as cantoras Leona Lewis e Vanessa Williams, além da ganhadora do All Stars 3 e cantora folk Trixie Mattel e a melhor amiga das drags: Michelle Visage.

14 queens, de 10 países, disputaram o prêmio de $250,000, semanalmente, provando que o talento no palco pode ir muito além do lipsync e serviram performances musicais poderosas. Woowu representou a China, Novaczar, Chy'enne Valentino, Aria B Cassadine, Ada Vox e a já conhecida Jujubee os EUA, La Voix, a Inglaterra, Rani Ko-He-Nur, a Índia, Leona Winter, a França, a andrógina Gingzilla, a Austrália, Regina Voce, o México, Matante Alex, o Canadá, Betty Bitschlap, a Dinamarca, e diretamente da serra gaúcha, de Canela, a brasileira Grag Queen.

Com apenas 5 episódios, os primeiro já eliminou uma série de candidatas, inclusive algumas bem talentosas, mostrando que essa não seria uma competição fácil. Posteriormente, foi oferecido uma nova chance a uma das queens eliminadas. Caprichada, a produção contou com cenários grandiosos, bailarinos e projeções, que foram ficando cada vezes melhor de acordo a competição avançava.

No que diz respeito ao repertório as rainhas realmente arrasaram: Teve Rehab, I put a spell on you, Dance Monkey, Wrecking Ball, Material Girl, Non, je ne regrette rien, At Last, Believe, Bad Romance, Girls just Wanna have fun, Bad Girls, Welcome to Burlesque, entre outros sucessos. No episódio de duetos, as participantes precisaram cantar composições próprias com uma ajuda do produtor Leland.

O último capítulo chegou em clima de Natal, com todas as queens participantes fazendo uma performance festiva. Em seguida foi a vez das três finalistas Grag Queen, Ada Vox e Aria B Cassadine interpretarem suas versões de clássicos como Jingle Bell Rock e Pure Imagination.

Após mais três últimas performances revelarem toda a potência das participantes, coube ao painel de jurados divônico e a plateia definir a vencedora. From Canela: Brazil, Grag Queen arrebatou o prêmio em dólares, além de se tornar a primeira Rainha do Universo graças ao seu poderoso alcance vocal.

Que venha uma nova temporada, com mais episódios, menos eliminações e mais música de qualidade. Se havia dúvida se o formato daria certo ou não, ele funcionou e muito bem. Agora o público LGBTQIA+ já tem um reality musical para chamar de seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário