domingo, 2 de janeiro de 2022

The Novice(EUA, 2021)



A estreia como cineasta da roteirista/diretora/editora Lauren Hadaway é uma experiência sensorial íntima e poderosa, mas é a edição de som - a primeira vocação de Hadaway, tendo trabalhado com nomes como Quentin Tarantino, Zack Snyder e Damien Chazelle— que te agarra do topo e te envolve por toda parte. Mas ela também cria uma sensação sombria e vívida dentro do mundo competitivo do remo universitário, fazendo com que um campus pitoresco pareça cada vez mais claustrofóbico e sinistro. A primeira coisa que você nota ao assistir The Novice é o design de som, delicadamente em camadas e entrelaçadas: música suave, água, vento, pássaros, respiração, rabiscar um lápis, o bater de tênis de corrida. E por baixo de tudo, o mais leve estrondo, crescendo e se agitando continuamente, criando uma sensação inevitável de perigo.


Isabelle Fuhrman, desenha um desempenho intenso e preciso como a jovem se esforçando até o ponto de ruptura em busca da excelência atlética. A  busca de uma mulher pela perfeição muitas vezes surge como uma indicação de instabilidade. Hadaway procura entender a centelha que acende tal obsessão, e Fuhrman - mais conhecida antes disso como a estrela profundamente assustadora de A Órfã(2009)- traz sua personagem surpreendentemente à vida.

Como a caloura Alex Dall, ela dá uma atuação que é comprometida tanto física quanto emocionalmente. O que é ainda mais impressionante é que ela consegue tanto sem palavras, simplesmente através do piscar de seus olhos escuros ou uma mudança na maneira como ela se comporta. Assistir ao personagem dela destruir seu corpo e mente em nome da grandeza atlética é no mínimo intrigante.


Remar acabou sendo a última atividade em que Alex se dedicou de todo o coração. Sua amiga igualmente ambiciosa, Jamie (Amy Forsyth), trabalha tão duro, mas por um motivo diferente: uma atleta multiesportiva de longa data, ela precisa do dinheiro da bolsa de estudos para permanecer na universidade. Ela também é a melhor remadora, então, enquanto Alex está constantemente exigindo de si mesma, Jamie fornece a ela uma meta específica para superar.

Marcando sua história em capítulos mês a mês em um rabisco bruto, Hadaway traça a evolução de Alex de novata ansiosa para profissional exausta, enquanto ela ousa enfrentar os remadores mais estabelecidos para um assento em um dos barcos de elite. 


Mas não importa o quanto ela trabalhe, o quão forte ela fique ou o quanto ela melhore seu tempo, Alex é sempre uma estranha. O cenário da equipe de remo é específico e detalhado, mas a maneira como Alex é dura consigo mesma em todas as partes de sua existência pode ser identificada por muitas mulheres em vários estágios de suas próprias vidas. A namorada de Alex (interpretada pela atriz / modelo Dilone) é uma das muitas pessoas que dizem a ela para relaxar e ir mais devagar. O mesmo acontece com seus treinadores (Jonathan Cherry, Kate Drummond e Charlotte Ubben), que estão no esporte há um tempo e sabem como ele é cansativo.

Quando Alex realmente chega ao ponto de conseguir, a diretora retorna a algumas imagens perturbadoras - ameaçadores corvos grasnando ou um caranguejo em uma panela de água fervente. A atuação de Fuhrman e a cinematografia evocativa de Todd Martin tornam seu estado mental em deterioração perturbadoramente claro.


Mas nem tudo é tortura. Existem algumas sequências no meio de The Novice, quando Alex está disparando em todos os cilindros, quando ela não apenas está mantendo o ritmo, mas superando suas próprias expectativas. Esses são os momentos em que o filme desacelera para se recostar e respirar, para notar as árvores e o som hipnótico da água batendo nos remos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário