Adaptação do livro Alan Turing: The Enigma, de Andrew Hodges, O Jogo da Imitação, de Morten Tyldum, é um filme poderoso e bem feito sobre um dos capítulos mais irônicos da história humana. O trabalho de Turing de decifração de códigos é creditado pelos historiadores como tendo potencialmente encurtado a Segunda Guerra Mundial, salvando assim inúmeras vidas, sua própria no entanto não.
Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um dos matemáticos mais talentosos de seu tempo, se candidata a Bletchley Park, o centro britânico encarregado de decodificar as comunicações alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. Ele é aceito e imediatamente faz inimigos como seu supervisor e colegas de trabalho devido à Como diz Turing, "é preciso uma máquina para quebrar uma máquina".
Outras complicações ocorrem quando Turing tenta contratar a talentosa matemática Joan Clark (Keira Knightley), para ajudar nos esforços de decodificação, apenas para que ela enfrente o sexismo severo que dificulta as contribuições que ela pode fazer. Eventualmente, Turing consegue construir a primeira máquina de decodificação..
Isso não impede o destino inevitável de Turing quando ele confessa ter tido relações sexuais com outro homem e é forçado a participar de terapia hormonal ou ir para a cadeia. No entanto, nunca é mostrado o envolvido em um relacionamento do mesmo sexo ou qualquer tipo de romance quando adulto.
A gigantesca máquina de decifrar códigos que Turing passa a construir, com grande despesa e para frustração de seus superiores, vem simbolizar não apenas seu desejo não correspondido por seu amigo Christopher, na infância, mas também sua tentativa de escapar do tormento de estar preso nesta vida reprimida criando uma máquina que pode pensar, mas não julgar. De qualquer forma, o que fica muito bem demonstrado pelo filme é a forma como o trabalho de Turing como decifrador de códigos, filósofo e matemático foi influenciado por sua sexualidade.
Benedict Cumberbatch tem um desempenho impressionante como Alan Turing, e o apoio é fornecido por seus colegas de elenco Keira Knightley, Rory Kinnear e Mathew Goode. O destino final de Turing é revelado e o filme termina com uma nota agridoce, lembrando o que tantos gênios tiveram que enfrentar por apenas tentar ser quem eram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário