28 de maio de 1982. Essa data aparentemente significou muito para o roteiristae/diretor James DeMonaco e as pessoas do bairro de Staten Island onde ele cresceu. Porque foi quando Rocky III de Sylvester Stallone, onde o boxeador superou a dor e a perda pessoal, chegou. No primeiro filme do cineasta, fora da franquia Uma Noite de Crime, Rocky é uma figura sagrada
This is The Night é certamente um filme muito pessoal, uma história de amadurecimento que nunca deixa de ser sincera, mesmo quando o cineasta assuma tanto que alguns aspectos realmente ressoam. Uma delas é a paixão genuína que DeMonaco sente por Rocky III, com seu lançamento não apenas a peça central do filme, mas o destaque narrativo e o guia temático.
A história segue a família Dedea, cada um com sua própria luta pelo título dos pesos pesados com a vida que precisa ser vencida. O filho adolescente Anthony (Lucius Howard) vive sua vida com medo do que os outros pensam dele, especialmente os durões que estão por toda parte. Ele deseja dizer à sua paixão Sophia (Madelyn Cline) como ele realmente se sente sobre ela, mas é claro, está com muito medo de seu namorado valentão. O patriarca Vincent (Frank Grillo) administra um restaurante italiano e um salão de festas em dificuldades, e deve muito dinheiro ao mafioso Frank Larroca (Bobby Cannavale), e há ainda a esposa sofrida Marie (Naomi Watts).
Se há algo remotamente controverso, nesse meio hipermaculinizado, tem a ver com o filho mais velho Christian (Jonah Hauer-King), que como todos os outros garotos idolatra a masculinidade e o machismo de Rocky. Mas, ao mesmo tempo, ele está lutando com sua identidade sexual e desejos crosdresser, um sentimento que o levará ao ostracismo por amigos e certamente por seu pai.
DeMonaco está lidando com muita coisa aqui, incluindo Anthony fugindo de uma cidade inteira que acha que chamou Rocky Balboa de “pussy" . A melhor sequência, de longe, é a exibição real de Rocky III, vista pelas reações de admiração, choro e júbilo da plateia. O amor pelo cinema transparece.
Apropriadamente, This is the Night dá a todos no clã Dedea seu momento de brilhar, encorajados pela própria batalha de Rocky Balboa para superar as probabilidades. Anthony recebe mais tempo de tela, mas é Vincent, que literalmente luta com seu inimigo para ganhar o respeito da família e provar seu valor para sua esposa.
A história de Christian tem o impacto mais comovente, como o personagem lutando com quem ele é e como isso se choca com a masculinidade de sua cultura. Como basicamente a única personagem feminina significativa no filme, Watts não tem muito o que fazer, a não ser brilhar fazendo parte das histórias de outros homens, mas ela é boa como a única que entende o que Christian está passando.
É claro que This is the Night é um projeto feito com paixão. A nostalgia e os toques pessoais são evidentes. O sentimentalismo é um pouco abundante às vezes, mas é uma história genuína e agradável que vale a pena experimentar pelas memórias que filmes podem trazer à tona.
Nenhum comentário:
Postar um comentário