quarta-feira, 23 de março de 2022

Sisid(Filipinas, 2022)

Brillante Mendoza foi o primeiro diretor filipino a ser premiado em Cannes, por Kinatay(2009). Sisid, seu recente trabalho é uma história de amor lírica que usa o oceano como pano de fundo e é lindamente filmada à beira mar. 

O biólogo marinho Jason (Paolo Gumabao) e sua esposa Abby (Kylie Verzosa) vão para Pola, Mindoro, onde ele é encarregado de liderar a reabilitação e preservação de um santuário de peixes. Lá, ele conhece seu assistente de mergulho Dennis (Vince Rillon) e os dois se dão bem instantaneamente.

Enquanto eles trabalham juntos, Jason aprende sobre Dennis e sua família; e se emociona com a paixão de Jason por seu trabalho. Eles também se encontram em problemas contraditórios, enquanto Dennis engravida sua namorada Tanya (Christine Bermas), Jason e Abby lutam para ter um bebê há anos, mas sem sucesso por causa da doença misteriosa da frágil Abby.


O que segue aqui é o amor mais puro entre um homem e uma mulher e sim, entre um homem e outro homem dando lugar aos seus desejos longe das regras de classificação ‘normativas’. Aos olhos de Brillante, o amor e a luxúria podem coexistir longe do olhar atento das pessoas das cidades interioranas. 

Com o passar dos dias, Jason e Dennis desenvolvem sentimentos românticos um pelo outro, eventualmente cedendo aos seus desejos sexuais. Mas o caso deles toma um rumo sem precedentes quando Abby descobre e os pega em flagrante. O choque de Abby com sua descoberta piora sua doença, resultando em sua hospitalização. Jason agora tem que escolher entre Abby e Dennis. Alguém ficará com o coração partido.


Além de ser uma história de amor, o filme ainda trata de preocupações ambientais que despertam admiração. Aqui há uma crítica à exploração do oceano e os protagonistas são guerreiros ambientais comprometidos em salvar a natureza da exploração das grandes corporações.


Sisid é lindamente fotografado revelando um rico paraíso subaquático. A trilha sonora acompanha os visuais explorando o mar e o céu em sua forma mais sedutora. Por outro lado, a relação sexual entre Dennis e Jason incendeia a tela.


A direção é sutil com resultado formidável ou com o perdão do trocadilho, brilhante. O diretor se move rapidamente com sua história e garante que nada seja rotulado, ou colocado fora do lugar, desnecessariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário