sábado, 14 de maio de 2022

Desejos Ocultos(Life Like, EUA, 2019)

Dirigido e escrito por Josh Janowicz, Desejos Ocultos acompanha James(Drew Van Acker), que ganhou uma fortuna de seu falecido pai, herdando algum tipo de negócio e uma casa grande. Ele vai morar com sua esposa, Sophie(Addison Timlin), que tem alguns problemas para se adaptar à vida com empregadas domésticas.

Sempre idealista, ela dispensa toda a equipe. Ela aprende rapidamente, porém, que os assuntos da casa são grandes demais para lidar sozinha. Aparentemente. Então, em uma tentativa de encontrar um terreno comum, James traz à tona a nova ideia de um mordomo robô.

O misterioso Julian (James D'Arcy) apresenta diversas possibilidades e eles escolhem Henry(Steven Strait).  Não demora muito, porém, até que Sophie, aparentemente se sentindo bastante negligenciada, desenvolve uma atração por Henry, seu androide. As tensões aumentam, com James agindo e territorialmente e cruelmente em relação a Henry. À medida que o casamento aparentemente se desfaz, Henry exibe os primeiros sinais de algo considerado impossível por seu vendedor: sentimentos.

Não há nenhuma indicação de tempo substancial passando, então, enquanto o roteiro entende o que está acontecendo, somos deixados a supor que Sophie tem um parafuso solto. James não se sai muito melhor, pois passa os dias lidando com os negócios de seu pai, que nunca são definidos de forma alguma.

Quando não está no trabalho, ele divide momentos com Henry, na garagem, e tenta dominá-lo, levando a uma imparcialidade bem-vinda no departamento homoerótico. Ecoando um pouco acima, eles continuam insinuando o tamanho da casa, mas nunca temos um verdadeiro senso de escala, e as tarefas que precisam ser feitas parecem incluir cozinhar, limpeza, manutenção e jardinagem.

Henry está desenvolvendo emoções, algo que ele certamente não faria, e essas emoções estão afetando o casamento doméstico. Enquanto se confrontam eles trabalham simultaneamente para desligar Henry e chutá-lo para o meio-fio.


Há uma reviravolta muito inesperada no final, e é inesperado porque simplesmente não se encaixa no resto da narrativa. No que Desejos Ocultos triunfa em ser um sci-fi queer e sexy, com um triângulo inusitado com um robô, ele fracassa como uma tentativa de um episódio mal acabado de Black Mirror.


Nenhum comentário:

Postar um comentário