quarta-feira, 25 de maio de 2022

Los Miembros de La Familia(Argentina, 2019)

Os irmãos Lucas(Tomás Wicz) e Gilda(Laila Malts) viajam para uma pequena cidade litorânea para tentar realizar o último desejo de sua mãe recém-falecida: depositar seus restos mortais no mar. Infelizmente, o único que lhes resta é sua mão protética.

Prontos para ir para casa, uma greve nacional de transporte os deixa presos na cidade. Lucas, obcecado por musculação, encontra terras férteis no litoral para explorar sua sexualidade e os limites de seu corpo. Gilda, ainda afetada por sua recente estadia em um centro de reabilitação e obcecada por sua "má energia", testa inúmeras terapias e métodos de misticismo para tentar encontrar algum significado no mundo ao seu redor.

O segundo longa-metragem do diretor argentino Mateo Bendesky é um filme intimista, que paira entre sonhos e sensações desencadeadas pelas memórias, onde os jovens tentam reconstruir sua relação fraterna, marcada por questões que se revelam ao longo da trama.


O plano é ficar apenas uma noite, mas os irmãos são forçados a passar alguns dias juntos na antiga casa de sua mãe. Com o passar do tempo, velhas brigas entre os dois ressurgem, alegações de distanciamento e as diferentes formas como os dois lidam com a morte da mãe.

Neblina constante e amplos ângulos de câmera da costa, nas cenas com Lucas, simbolizam a abertura de uma busca sexual, uma busca que inclui outras pessoas, como o atraente Guido(Alejandro Russek), que começam a se tornar importantes nesse processo de descoberta. Por sua vez, Gilda é mostrada dentro de casa e de um ponto de vista um tanto voyeurístico.


A tensão entre os personagens principais é sentida durante a maior parte do longa. O filme explora cuidadosamente os temas de amadurecimento e de luto, misturando a busca de identidade da juventude com a aceitação da perda.


Drogas, relacionamentos amorosos, mentiras, luto, a descoberta da sexualidade, uma tragédia que ninguém quer falar e filosofias filtradas pela mercantilização das novas espiritualidades são alguns dos elementos narrativos que inundam este filme sobre as tensões entre as certezas e as dúvidas da adolescência que se desenrolam contra o vento e as ondas da costa argentina.


Los Miembros de La Família é um filme contemplativo com muitas cenas de rememoração que investigam a adolescência como importante instância de transição para a vida adulta, etapa que marca a identidade das pessoas. Mateo Bendesky narra assim uma história de ilusões e alusões sobre questões de um ontem enterrado para que os personagens desenterrassem seu passado e enfrentassem juntos um presente conflituoso. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário