terça-feira, 24 de maio de 2022

Drag Becomes Him(EUA, 2015)

Jerick Hoffer, também conhecido como Jinkx Monsoon, teve a ousadia de um veterano da Broadway, e usou de influências como Meryl Streep, Jessica Rabbit, além das figuras matriarcais de sua família, para criar sua persona drag. O cineasta Alex Berry oferece um retrato íntimo, divertido e totalmente revelador ao capturar este garoto de Seattle que acendeu uma bola de fogo ao vencer a quinta temporada de RuPaul’s Drag Race.

Aos 3 anos, Jerick se perguntou por que não era uma menina. Sua mãe Deanne Hoffer sempre o apoiou. E mesmo quando a disfunção parental tomou conta da casa Hoffer, as manifestações de Jerick foram abraçadas de todo o coração com o tipo de amor raramente encontrado.

Antes de se formar em Performance Teatral, pelo Cornish College of the Arts, a evolução de Jinkx começou a tomar forma. Foi esse período que lhe permitiu incorporar ensinamentos da sala de aula em todos os aspectos de sua performance drag. Dos olhares de beleza poderosa de Joan Crawford às sensibilidades cômicas de Lucille Ball.


Drag Becomes Him soa como as reflexões confessionais de um membro do showbusiness  que alguém teria ouvido nos camarins. Berry enquadra Jinkx muito próxima da lente da câmera enquanto ao se montar, a drag exalta tanto as virtudes quanto as armadilhas de sua forma de arte.

Para Jinkx, a arte drag é o processo metódico de criação de personagens que permite trazer à tona questões e perspectivas nem sempre bem-vindas nas narrativas mainstream. E é revelado através de uma infinidade de performances, como Hedwig ou no espetáculo The Vaudevillians.


Os anos de dedicação à sua arte em que ele transformou e refinou o elenco de personagens cuidadosamente elaborados em seu arsenal acabaram chamando a atenção da queen mais poderosa de todas. Logo, Jinkx foi convidada para a 5ª temporada de RuPaul’s Drag Race. Com esta plataforma à sua disposição, as apostas e sua repercussão não poderiam ser maiores.

Todas as coisas bonitas com apenas uma pitada diabólica podem resumir a personalidade drag de Jinkx Monsoon. Em Drag Becomes Him, ganhamos os maiores insights não apenas com Jinkx, mas com um elenco de personagens coadjuvantes que influenciaram sua trajetória. O diretor sabiamente permite que as câmeras executem a dinâmica familiar e, ao fazê-lo, revela as histórias mais atraentes.

Desde seus dois irmãos mais novos e as influências que ele teve neles até seu pai ausente, que mostra sua aceitação ao estilo de vida, mesmo que apenas um pouco. A riqueza de fotos, vídeos de arquivo e entrevistas pontuais preenchem perfeitamente uma narrativa já colorida.

A intensidade com que a persona ilimitada de Jinkx Monsoon satura a tela com suas transformações e forma única de humor é o combustível que mantém o motor teatral funcionando no filme. Drag Becomes Him nos oferece uma vitrine para apreciar a singularidade do mundo drag e constatar que como disse RuPaul 'sempre será a temporada Monsoon'.


Nenhum comentário:

Postar um comentário