Rent: Os Boêmios, adaptação dirigida por Chris Columbus, para o icônico musical da Broadway, vencedor do Tommy e do Pulitzer, acompanha um grupo de boêmios e suas lutas com a sexualidade, drogas, a sombra da AIDS, e, claro, o seu aluguel. A história se passa na área de East Village, em Nova York, no final dos anos 1980. O filme teve seis membros do elenco original da peça reprisando seus papéis no cinema.
O número de abertura, Seasons of Love, é ambientado em um estúdio vazio, com cada cantor sob os holofotes. O longa alterna a linguagem teatral com momentos cinematográficos que se espalham pelas ruas cruéis de Manhattan.
O filme revela que o musical, de Jonathan Larson, é uma cápsula do tempo iluminadora de um período selvagem imediatamente antes e depois do flagelo da AIDS. Suas emoções transbordam nesta história, vagamente baseada em La Boheme, de Puccini, de história de amigos, vários deles HIV+, lutando para reacender a alegria do início dos anos 1980, conforme a década se aproxima de um fim não muito glorioso.
Angel(Wilson Jermaine Heredia), encontra Collins(Jesse L. Martin), um baterista de rua, e eles se unem, pois os dois têm AIDS. Roger(Adam Pascal), é ex-viciado em drogas e tenta compor sua última grande canção. Ele é visitado por sua vizinha do andar de baixo, Mimi(Idina Menzel), uma dançarina exótica e viciada em heroína.
A trilha não é particularmente memorável, nenhuma canção, exceto Seasons of Love, se tornou um grande hino ou sucesso, mas são contextuais e avançam na narrativa. No Day but Today é sobre a juventude. Light My Candle é um ato de sedução e La Vie Boheme, talvez seja a que mais traduza o espírito do filme.
Mimi (Rosario Dawson) sobe pela janela de seu vizinho Roger, aparentemente para pedir fogo, mas na verdade é para flertar. Confessando que ambos são HIV+, eles iniciam um romance marcado por idas e vindas. Junto dos outros personagens eles participam de um grupo de apoio à vida.
Tango Maureen, o número mais exuberante do filme reunindo dezenas de dançarinos explica o apelo bissexual de Mimi. Um de seus amantes é um aspirante a cineasta, Mark (Anthony Rapp), que continuamente captura o comportamento luxuriante, embora destrutivo, de seus amigos com uma câmera portátil.
Columbus faz uso criativo da filmagem bruta de Mark, reproduzindo-a em cerca de um terço da tela e deixando o resto dramaticamente escuro. É uma forma de trazer de volta tempos emocionantes. No filme caseiro de Mark, a drag queen Angel anda por aí com uma minissaia antes que a doença faça seu estrago. A gangue é mostrada dando início a uma festa de rua de véspera de Ano Novo, em 1988, incapaz de prever os desastres à que viriam a seguir.
Rent: Os Boêmios, pode mudar a imagem de Columbus, conhecido por seus filmes coloridos, infantis e ensolarados. Ninguém pode acusá-lo de não cobrir, com maestria, os assuntos sombrios do espetáculo, como perda, falta de moradia, HIV e dependência química.
Adorei a análise principalmente sobre as músicas
ResponderExcluir