quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Hello World(Hei Verden, Noruega, 2021)

Qual é realmente a sensação de ser a única pessoa abertamente queer em toda a escola? No documentário Hello World, acompanhamos a vida de Runa, Viktor, Dina e Joachim ao longo de três anos, enquanto eles frequentavam a escola. Contado através dos olhos dos quatro jovens, o filme nos dá uma janela para entender como é crescer como um gay na Noruega hoje.

O que passa pela sua cabeça quando você finalmente decide assumir para seus amigos na escola, mas seu professor pede que você espere para que eles possam "se preparar" para a notícia? Quando seus companheiros de equipe o acusam de observá-los no chuveiro? E como você vai encontrar um par para o baile quando você é o único na escola que saiu do armário? A vida como um queer assumido se tornará mais fácil com o tempo? Hello World é uma história de amadurecimento divertida, envolvente e comovente sobre ser verdadeiro consigo mesmo.


Como lidar com a pressão e os comentários negativos nas redes sociais? Com uma festa de crianças e adolescentes que ousam ser diferentes, seja para se destacar como gay, pintar o cabelo de azul, ou se vestir com roupas que costumam ser usadas pelo sexo oposto.

O filme acompanha como esses jovens perseguem seus desejos e ambições pessoais durante esses três anos que são cobertos pelo documentário. Kenneth Elvebakk fez um trabalho bastante decente aqui, e é um filme muito saudável de se ver.

Apesar de todos os personagens terem seus momentos de protagonismo, é Robert, um fã declarado de RuPaul’s Drag Race, que acaba por representar a libertação juvenil. Quando vai a um show e conhece as participantes do programa Latrice Royale, Sharon Needles, Valentina e Shangela, o garoto que ensaia seus primeiros passos como drag tem momentos de êxtase.

Propositalmente o filme evita a presença de adultos, embora pareça que os quatro adolescentes aqui sejam bem aceitos por sua família. No final, o filme, vencedor do Oslo Pix 2021, deixa uma poderosa mensagem de inclusão e iniciativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário