É dada a largada inicial de nossa cobertura! Criado em 1993, por André Fisher, o Festival Mix Brasil, é hoje um dos mais importantes eventos para difundir a cultura LGBTQIA+ na América Latina. O festival, que inicialmente exibia curtas-metragens com temática LGBTQIA+ , atualmente também abre espaço para teatro, música, literatura, conferências, laboratórios de cinema e os filmes mais aguardados do circuito. Após uma edição totalmente online, no ano passado, devido a pandemia, este ano o evento acontece de maneira híbrida. Entre 10 e 21 de novembro, serão exibidos 117 filmes, entre curtas e longas, de 23 países. Parte da programação será de forma presencial no CineSesc, Centro Cultural São Paulo (CCSP), MIS - Museu da Imagem e do Som, Teatro Paulo Eiró e Centro Cultural da Diversidade. A outra parte online poderá ser acessada a partir do site do MixBrasil e da Plataforma do Sesc SP. No total são distribuídos 8 prêmios que levam o título de Coelho de Ouro e o festival ainda proporciona o impagável Show do Gongo. Ao longo dos próximos dias, estaremos dedicando nosso espaço totalmente ao evento(exceto pelo dia 20).
Já vimos, gostamos e recomendamos:
Tão impactante quanto o título do documentário, de Fábio Leal e Gustavo Vinagre, são algumas das performances apresentadas ao longo do filme. Acompanhando 7 artistas e 1 médico, que convivem com o HIV, a obra se propõe a apresentar diversas narrativas sobre o tema. Quarenta anos depois da descoberta do vírus, o assunto segue incomodando. A ciência evoluiu mas a sociedade parece manter os mesmos estigmas de décadas atrás. Os personagens de Deus tem AIDS, quebram paradigmas através da arte, mostrando novos horizontes e cutucando na ferida.
Campo de Papoulas(Poppy Field, Romênia, 2020)
Campo de Papoulas é um retrato romeno e poderoso de um homem gay atormentado e envergonhado por sua própria sexualidade. O filme se concentra em Cristi (Conrad Mericoffer), um policial temperamental cuja vida confortável no armário, ao lado do parceiro Hadi(Radouan Leflahi) e da irmã Catalina(Cendana Trifan) muito interessada em sua relação privada e amorosa, é interrompida quando ele é enviado a um cinema, onde um grupo conservador interfere na exibição de um filme com temática LGBTQIA+.
O Canto do Cisne(Swan Song, EUA, 2021)
O Canto do Cisne, do escritor e roteirista Todd Stephens, acompanha o aposentado cabeleireiro das estrelas da vida real, de Sandusky, Ohio, Pattrick Pitsenbarger, vivido pela lenda do cinema Udo Kier. Tudo começa, quando o Pat, retirado em um asilo, é chamado para fazer o penteado de uma antiga cliente, uma mulher republicana que deve parecer deslumbrante em seu funeral. No início ele declina, mas logo descobre que aquela pode ser sua última jornada.
Locais:
CineSesc - Ingressos em sescsp.org.br/cinesesc
Centro Cultural São Paulo (Sala Lima Barreto) - Retirada de Ingresso uma hora antes da sessão
MIS - Museu da Imagem e do Som - Retirada de Ingresso uma hora antes da sessão
Teatro Paulo Eiró - Retirada de Ingresso uma hora antes da sessão.
Centro Cultural da Diversidade - Retirada de Ingresso uma hora antes da sessão
Nenhum comentário:
Postar um comentário