sábado, 6 de fevereiro de 2021

Felizes Juntos(Chun Gwong Cha Sit, Coréia do Sul/Hong Kong, 1997)



Happy Together, emblemática canção dos The Turtles, gravada em 1967, inspirou o diretor chinês Wong Kar Wai, dos sublimes Amor a Flor da Pele e 2046, a dar o título de seu filme em inglês. Mas Felizes Juntos é algo que o casal de protagonistas Fai(Tony Leung Chiu-Wai) e Po-Wing(Leslie Cheung) não parece ser.

Fai e Po-Wing vieram de Hong Kong para Buenos Aires, onde querem ver as Cataratas de Foz do Iguaçu. No início do filme, fotografado em preto e branco, eles estão em um eterno conflito, vivendo uma relação abusiva que só funciona mesmo na cama.

Sob a luz de uma luminária, ouvimos a bela Cucurucucu Paloma, na voz de Caetano Veloso, mesma canção usada por Pedro Almodóvar em Fale com Ela e no ganhador do Oscar, Moonlight. Como é ambientado na Argentina, o filme apesar de bastante oriental faz muita referência ao tango em cenas de dança e até mesmo na narrativa.

Quando o longa ganha cores, elas são saturadas, com vermelhos e verdes bem intensos. O relacionamento dos protagonistas já não é mais o mesmo, mas eles não deixam de se ver e conviver enquanto levam, paralelamente, suas vidas. 


Enquanto Po-Wing é promíscuo e provavelmente se prostitui, Fai fica fascinado por um colega do novo trabalho, Chang(Chang Chen), um heterossexual com atitudes ambíguas em relação à sua amizade. 


Wong Kar Wai construiu uma relação arrebatadora entre os dois protagonistas que se odeiam e se amam, ao mesmo tempo que um terceiro personagem é inserido na história. Um roteiro sobre amores passionais com uma trilha repleta de tango e latinidades.


Um comentário: