domingo, 7 de agosto de 2022

They/Them(EUA, 2022)

O drama de terror gótico, de John Logan, Penny Dreadful, deu nova vida às figuras clássicas do terror literário, explorando o ethos dos monstros. Para sua estreia na direção, de um longa-metragem, Logan agora volta sua atenção para um nicho de terror familiar: o slasher de acampamento.

They/Them  é sobre um acampamento de verão de conversão LGBTQIA+, o cenário perfeito para um terror queer. Ele se concentra mais nos personagens e seu desenvolvimento psicológico do que em sustos e arrepios, tornando um filme mais instigante do que um terror tradicional.


Depois de uma matança de apresentação, o filme descarrega um monte de campistas queers, sem vontade e sem entusiasmo, no Whistler Camp. Os adolescentes são recebidos pelo proprietário Owen Whistler(Kevin Bacon) e sua pequena equipe.

Bacon é fenomenal em They/Them, escondendo seu desgosto pelo que vê como perversão por trás de belos discursos de tolerância. Ao mesmo tempo, o ator pode incutir uma sensação de cuidado genuíno em Owen, nos fazendo perceber que o diretor acredita que está realmente ajudando os ‘convidados’ de seu acampamento de conversão.


Opondo-se a Owen a cada momento, temos Jordan (Theo Germaine), uma pessoa trans não-binária que desafia Owen a cada momento, expondo a hipocrisia de Whistler Camp e revelando que os campistas são vítimas de um processo brutal que visa destruir sua autoestima.

Logan, que também escreveu e produziu o filme, faz um trabalho maravilhoso ao apresentar um elenco diversificado que, representa uma sigla, com todas as diferentes maneiras pelas quais podemos ser humanos. Isso faz parte da beleza de They/Them, pois o filme mostra que existem muitas formas de ser uma pessoa dentro dos espectros de gênero e sexualidade.


Entre os campistas, temos a lésbica Kim (Anna Lore), que procura ser aceita e acha que a conversão é a única maneira de levar uma vida normal. Também temos Alexandra (Quei Tann), uma mulher trans confiante e orgulhosa de quem ela é e que foi forçada a ir ao acampamento por chantagem de sua família.

Ainda há Toby (Austin Crute), um gay pintoso que sabe que se sente atraído por homens como Stu (Cooper Koch), o exemplo perfeito do estereótipo de um atleta do ensino médio. Completando o elenco principal, temos Monique Kim como Veronica, a mulher bissexual, e Cooper Koch, como Stu, ambos alegando que foram voluntariamente ao Whistler Camp porque estão cansados ​​de se sentirem excluídos.



Jordan é o protagonista claro, cuja inteligência e instinto de sobrevivência os tornam o tipo que sempre vive até o fim. No fundo há um monte de figurantes sem rosto que não recebem muita caracterização ou diálogo.

Quando o assassino mascarado finalmente decide começar seu massacre, parece que a sangueira irá começar. O fato de Logan delinear claramente as linhas entre o bem e o mal significa que a máscara do assassino é desnecessária; a lista de suspeitos é relativamente pequena.


O filme também deve ser elogiado pela forma como aborda o tema da comunidade, tanto como ameaça quanto como sistema de apoio. Se há tantos jovens comprometidos com campos de conversão, a razão não é outra senão uma sociedade que se recusa a aceitar as diferenças.


They/Them é um filme de terror psicológico que se baseia na tensão dos personagens através de conversas intensas, interações brutais e tormentos ocasionais. O filme pode não subverter o gênero slasher, no entanto,  tenta contar muita história, com muitos personagens, em um tempo limitado. A intenção de ter algum tipo de representatividade em todos os adolescentes é louvável, porém é uma pena que haja tantas derrapadas no roteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário