terça-feira, 9 de agosto de 2022

Uncoupled(EUA, 2022)

Um rompimento em qualquer ponto de um relacionamento é difícil e pode ser muito mais difícil para uma das partes se recuperar. Mas quando um casal está junto há mais de uma década, há algumas suposições que provavelmente foram feitas, e os dois podem ser percebidos como uma unidade inseparável.

A comédia Uncoupled, da Netflix, de Darren Star, a mente por trás de Sex and the City, dá uma olhada divertida  no que significa seguir em frente, para um homem gay com mais de 40 anos, após o fim repentino de um relacionamento de dezessete anos.


Neil Patrick Harris estrela como Michael, um corretor de imóveis que planeja uma festa surpresa lendária para seu parceiro Colin (Tuc Watkins) em seu aniversário de cinquenta anos. Não querer comemorar esse grande marco é a menor das preocupações de Colin, já que ele escolheu aquele dia para retirar suas coisas silenciosamente antes de dar a notícia a Michael – pouco antes de todos gritarem surpresa – que ele está saindo. Completamente pego de surpresa, Michael é forçado a tentar juntar as peças e descobrir o que significa ser um homem gay solteiro em Nova York quando as coisas mudaram consideravelmente para ele.

As coisas mudaram de uma geração para outra, da obrigação do preservativo à PrEP, desde interação pessoal e olhares diretos até chats de bate-papo, smartphones e mensagens de texto, sobre a cultura de aplicativos(Grindr e outros), a fluidez de gêneros, juventude e envelhecimento… 


A noção de “comédia de situação” é definitivamente aplicável aqui, já que cada um de seus oito episódios, de meia hora, oferece um cenário diferente no qual Michael deve descobrir como se comportar, seja um fim de semana de esqui gay ou indo ao casamento de um amigo.

A fórmula não é inovadora, rastreando Michael enquanto ele tenta fazer o que parece ser a coisa certa apenas para estragar tudo e conseguir colocá-lo de volta nos trilhos até o final do episódio. Algumas histórias são mais fortes que outras, e uma subtrama sobre uma cliente exigente, interpretada por Marcia Gay Harden, é menos envolvente e cativante do que os holofotes sobre a vida pessoal e romântica do protagonista.


Onde Uncoupled se sente mais relacionável é em sua representação do círculo de amigos de Michael e como eles reagem ao rompimento, buscando apoiá-lo mas também, em certos casos, mantendo uma conexão com o ex que também faz parte de suas vidas Os destaques do elenco são Brooks Ashmanskas como o conhecedor de arte Stanley e Tisha Campbell como sua parceira de negócios, que tem seu próprio relacionamento complicado com o amor devido ao seu status de mãe solteira de um filho adolescente.

 

É bom ver personagens e relacionamentos gays adultos tridimensionais retratados em um serviço de streaming comoa Netflix, interpretados principalmente por atores gays, e embora algumas linguagens e insinuações à parte, é principalmente amigável e sem restrições.



Nenhum comentário:

Postar um comentário