sexta-feira, 16 de agosto de 2024

National Anthem (EUA, 2023)

Dirigido por Luke Gilford e escrito por Tony Tost, o filme segue um trabalhador da construção civil de 21 anos, no Novo México, que se junta a uma comunidade de artistas de rodeio queer em busca de sua própria versão do sonho americano. 

National Anthem é estrelado por Charlie Plummer como Dylan. Ele encontra seu povo enquanto o rancho, House of Splendor, oferece um refúgio de sua mãe (Robyn Lively), que rouba seu dinheiro suado para beber. 


O filme é baseado vagamente nas experiências do diretor como fotógrafo de rodeios, quando Dylan se apaixona por Sky (Eve Lindley) e, até certo ponto, por seu namorado Pepe (Rene Rosado) em um enredo inspirado no próprio relacionamento de Gilford com uma mulher trans.


O caso de Dylan com Sky e Pepe culmina com um trio no deserto, mas sua verdadeira descoberta acontece no rodeio. Gilford aproveita a energia positiva e a atmosfera aberta que inspira sua coleção de fotografias, criando as cenas de rodeio no terreno real com fazendeiros, cavaleiros e cowboys prosperando na arena.


Além disso, o filme frequentemente conecta os elementos de drag e rodeio que chamam a atenção para a dinâmica performativa do gênero. Uma queen afável, Carrie (Mason Alexander Park), dá  conselhos a Dylan sobre como lidar com esse novo mundo.


Tudo é apoiado lindamente pela cinematografia rica e romântica de Katelin Arizmendi. A direção de Luke Gilford é discreta, mas elegante, abraçando tudo o que o maravilhoso cenário da fazenda tem a oferecer. Um dos aspectos mais atraentes é como National Anthem flui organicamente em crescimentos silenciosos.


Enquanto outros filmes se concentram em obstáculos, este trabalho se concentra em conquistas. A comunidade do Rodeio retrata identidades queer com naturalidade, e como meio de descoberta, com uma visão de inclusão. National Anthem, portanto, oferece um olhar único das convenções do faroeste.





Nenhum comentário:

Postar um comentário