quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Summer Solstice (EUA, 2023)

Um ator trans doce e excessivamente tranquilo  passa um fim de semana no campo com uma amiga cisgênero da faculdade, que testa seu relacionamento, no comovente filme de Noah Schamus. Summer Solstice examina essa amizade enquanto ela é posta à prova durante alguns dias juntos.

A trama começa com Leo (Bobbi Salvör Menuez, de My Animal), passando por uma audição digna de vergonha, para um papel trans que cheira ao estereótipo com os quais as pessoas trans estão muito familiarizadas. Esta cena de abertura dá o tom do que virá a seguir.


Enquanto Leo é puxado para uma escapadela de fim de semana por sua melhor amiga heterossexual Eleanor (Marianne Rendón), o filme investiga as complexidades confusas de sua amizade. Eleanor, cheia de charme e heterossexualidade barulhenta, leva Leo para o mundo dela, onde ele se sente dispensável e invisível. 


Ao longo do fim de semana, a passividade de Leo se torna um ponto de frustração e empatia. A direção de Schamus, combinada com a performance diferenciada de Menuez, nos mantém envolvidos com as lutas internas do protagonista. 


O elenco de apoio brilha, principalmente na forma como eles interagem com Leo. Alice, de Monica Sanborn, é a mulher cis por excelência por quem Leo não pode deixar de se sentir atraído, mesmo quando seus desejos se chocam com suas esperanças. Oliver, de Mila Myles, um homem trans queer confiante, oferece a Leo um vislumbre do que ele poderia ser se parasse de se conter. 


A cinematografia, de Jack Davis, é simples, mas eficaz, com o cenário rural servindo como um pano de fundo tranquilo para a turbulência interna dos personagens. A casa onde a maior parte do filme se passa parece claustrofóbica e expansiva, espelhando as próprias emoções conflitantes de Leo.


Summer Solstice, de Noah Schamus, é um filme indie que ousa conceder aos dramas mais silenciosos da vida de uma pessoa trans a importância da tela. É um filme de baixo orçamento que abraça suas limitações, capturando seu excelente roteiro e performances com uma forma simples, mas confiante. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário