quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Rossosperanza (Itália/França, 2023)

Dirigido por Annarita Zambrano, Rossosperanza é um drama ambientado na Itália dos anos 1990, que segue um grupo de jovens de classe alta enquanto navegam em um ambiente corrupto e privilegiado. O filme explora temas de rebelião, redenção e luta pela identidade em um mundo que oferece tudo menos autenticidade. 

Após um acidente violento, Zena é enviada por seus pais para uma clínica para jovens problemáticos e ricos. Lá, ela conhece outros adolescentes que também se rebelam contra o ambiente corrupto em que cresceram. A clínica se torna um microcosmo de tensão e conflito, onde os jovens tentam encontrar seu caminho e se rebelam contra as expectativas da sociedade.


Os personagens vagam pela cena como entidades líquidas, flutuando entre festas excêntricas à beira da piscina, reuniões familiares grotescas: há Zena que vive em fones de ouvido e vinis nos quais ela "arranha" com raiva e com um irmão gago; Alfonso, o filho excêntrico e descarado de um senador, um "traficante" desinibido; há Marzia, uma garota extrema, radical e provocante em busca do sucesso; e, finalmente, há Adriano, mudo por opção desde que sua mãe morreu.


Em meio a esse cenário, o aparecimento de um tigre fugitivo adiciona uma camada de realismo fantástico e perigo. O tigre, vagando livre e faminto, representa o caos e a ameaça que esses jovens sentem dentro e fora de si mesmos. A narrativa se concentra nas lutas internas e externas dos personagens, explorando temas de liberdade, violência e busca por identidade.


O retrato da classe dominante, sua decadência, agitação e inescrupulosidade é desenhado muito além da caricatura. A engenhosidade do design, até uma sequência de animação muito bonita desenhada em sangue dão substância ao filme. Mais do que estética, ele se apoia na ética do simbolismo, na profanação de rituais sociais por meio do uso do ridículo


Uma comédia ácida, selvagem e profundamente descarada equilibrada entre o realismo e analogia, dividida entre o mundo hipócrita, embalsamado e burguês dos adultos e o louco, livre, inquieto e rebelde dos mais jovens. Na superfície, um microcosmo está se mexendo dominado em ambos os lados por instintos primordiais, sede de vingança, excessos, poder, luxúria e raiva. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário