terça-feira, 27 de agosto de 2024

Os Vourdalak - Família de Vampiros (Le Vourdalak, França, 2023)

Dirigido por Adrien Beau, Le Vourdalak é um conto de vampiros adaptado do romance, de Aleksey Tolstoi, "A Família do Vourdalak" (que antecede Drácula, de Bram Stoker ). O filme apresenta um tipo muito diferente de história de vampiros. 

A história segue as desventuras de um marquês francês que busca refúgio com uma família peculiar, apenas para descobrir seu segredo obscuro: eles podem estar se transformando em vourdalaks! E a parte que realmente diferencia este filme dos outros é que o vampiro vilão é interpretado por um fantoche. 


Ao chegar na floresta perto da propriedade do Sr. Gorcha, o Marquês Jacques Antoine Saturnin D'Urfe (Kacey Mottet Klein) fica paralisado por uma bela mulher chamada Sdenka (Ariane Labed). Ele a segue na floresta antes de confundir com o seu irmão Piotr (Vassili Schneider, de Amores Imaginários) com ela e quase ser morto. Piotr gosta de usar roupas femininas de vez em quando. Depois de algumas desculpas, todas por parte do Marquês, Piotr traz esse estranho de volta à propriedade para conhecer o Gorcha. Piotr é um personagem masculino que reivindica sua feminilidade


Quando Jacques se instala na casa da família, ele encontra um elenco de personagens peculiares, incluindo Jegor (Gregoire Colin), que é casado com Anja (Claire Duburcq), e seu filho Vlad (Gabriel Pavie). 


 E em meio a esses personagens interessantes, um membro da família se destaca por razões óbvias: Gorcha, cujo retorno transforma a dinâmica familiar de uma forma arrepiante (mas exagerada). . O verdadeiro Vourdoulak não é um ator, mas um fantoche! Gorcha é interpretado por um boneco esquelético (dublado pelo diretor), que é como o Nosferatu, mas com uma rotina decente de cuidados com a pele. 


Com muitas referências à Jean Rollin, a Hammer e até A Dança dos Vampiros(1967), de Polanski, Le Vourdalak, é um filme sobre a prisão da masculinidade normativa e a polidez em seguir as normas sociais. O Marquês tem bom senso suficiente para saber que está em perigo, mas as regras sociais o impedem de tomar medidas eficazes. No meio do nada, ele ainda está usando maquiagem e penteando perucas, quando deveria sair correndo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário