segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Meu Amigo Claudia(Brasil, 2009)



O título Meu Amigo Claudia vem do texto escrito por Caio Fernando Abreu, sobre Claudia Wonder, personalidade dissecada pelo diretor Dácio Pinheiro em seu longa, eleito melhor documentário no Festival Mix Brasil 2009, ao lado de Dzi Croquettes. Nascido Marco Antônio Abrão, o filme relata a infância difícil, a sexualidade e o processo de transição da artista.

Atriz. Cantora. Performer. Ativista. Transexual. Claudia Wonder era uma artista completa e de extrema relevância para a cena LGBTQIA+, no país. O filme presta uma merecidíssima homenagem para um ícone da cultura queer, no Brasil e que merece ser lembrada e relembrada.

Com depoimentos de amigos como Grace Gianoukas, José Celso Martinez, Kid Vinil e obviamente da própria Cláudia, o documentário resgata toda sua trajetória, com histórias curiosas sobre o mundo trans e a bonita, porém subversiva carreira que traçou. Para isso, o diretor nos deleita com um acervo riquíssimo de imagens.

Claudia Wonder foi a primeira transexual a estrelar uma pornochanchada de sexo explícito, ela também faz um lindo monólogo sobre ser travesti no filme Eu te Amo(1980), de Arnaldo Jabor. Além disso , desde os anos 1980, era uma personalidade carimbada na noite paulistana, onde encenou seu espetáculo punk, Vômito do Mito.

Além da arte, da sexualidade, do gênero, o filme explora também a Claudia ativista, que sempre expôs opiniões consistentes e toda sua representatividade diante da comunidade trans. Sua história acaba se confundindo com a própria história do movimento LGBTQIA+ no Brasil, ao longo de 30 anos.


Meu Amigo Claudia é um importante documento sobre um ícone LGBTQIA+ no país, e que a tornou ainda mais conhecida, podendo reverberar assim sua arte, além de abrir caminho para várias outras produções do gênero. Infelizmente a trajetória de Claudia Wonder foi interrompida um ano após o lançamento do filme, em 2010, com sua morte precoce aos 55 anos. Claudia Wonder vive!



Nenhum comentário:

Postar um comentário