quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

MELHORES FILMES TRANS - PARTE 1



Amanhã, 29 de janeiro, é o Dia da Visibilidade Trans, nossa ideia era fazer um TOP 10 para publicar na data e assim celebrar toda a diversidade, tonalidades, abordagens, e a ótica de obras que tratam de personagens transgêneros. Pois bem, foi impossível escolher apenas dez títulos e tivemos que dividir essa lista em duas partes. Segue a primeira:

20 - Laurence Anyways(Canadá, 2012)


O promissor diretor canadense Xavier Dolan, discute orientação sexual e identidade de gênero, nesse que é um dos primeiros filmes de sua carreira. A história conta a vida de Laurence, uma mulher transexual que em seu aniversário de 30 anos revela à sua namorada, Fred, seu desejo de fazer a transição. Mesmo abalada com a revelação, ela resolve permanecer ao lado da pessoa que ama, tendo que lidar com preconceitos de familiares, amigos e colegas de trabalho. Contra tudo, elas tentarão provar que o amor pode superar todas as situações

19 - Transamerica(EUA, 2005)


Bree Osbourne (Felicity Huffman) é uma orgulhosa transexual de Los Angeles, que economiza o quanto pode para fazer a última operação. Um dia ela recebe um telefonema de Toby (Kevin Zegers), um jovem preso em Nova York que está à procura do pai. Bree se dá conta de que ele deve ter sido fruto de um relacionamento seu, quando ainda era homem. Ela, então, vai até Nova York e o tira da prisão. Toby, a princípio, imagina que ela seja uma missionária cristã tentando convertê-lo. Bree não desfaz o mal-entendido, mas o convence a acompanhá-la de volta para Los Angeles. Apesar da escolha de uma atriz cis para interpretar a protagonista, este filme trouxe bastante visibilidade para a comunidade trans.

18 - Cambio de Sexo(Espanha, 1977)

O diretor espanhol Vicente Aranda, chamou a jovem Victoria Abril, que mais tarde se tornaria conhecida pelos filmes do Almodóvar, para viver a transexual José Maria/Maria José. Mostrando toda a jornada de transição, com a participação da trans Bibi Andersen, o filme escandaloso para a época chega a mostrar inclusive como era feito o processo de transição de gênero. Uma obra espanhola, pré-Almodóvar, pioneira, necessária e que merece ser reconhecida.

17 - Albert Nobbs(Reino Unido, 2011)

Baseado na obra de George Moore, "Albert Nobbs" conta a história de uma mulher inglesa, , que se disfarça de homem para poder sobreviver na sociedade machista da Irlanda, do século XIX. Delicado e ao mesmo tempo brutal, o filme de Rodrigo Garcia, conta com a interpretação sublime de Gleen Close, para discutir um tema que durante muitas décadas foi considerado tabu.

16 - Tangerina(Tangerine, EUA, 2015)

Los Angeles. Véspera de Natal. Sinn Dee sai da cadeia após 28 dias e encontra no sua melhor amiga, Alexandra. As duas travestis são interpretadas respectivamente pelas atrizes trans Kiki Kitana Rodriguez e Mya Taylor. O filme de Sean Baker, mesmo diretor de Projeto Flórida, tem todos os aspectos de um indie movie, ainda mais porque foi filmado num um celular. E é nessa Los Angeles, independente, underground e sem glamour que os personagens passeiam e vivem seus conflitos.


15 - Tomboy(França, 2012)

No filme de Céline Sciamma, Laure (Zoé Héran) é uma garota de 10 anos, que vive com os pais e a irmã caçula, Jeanne (Malonn Lévana). A família se mudou há pouco tempo e, com isso, não conhece os vizinhos. Um dia Laure resolve ir na rua e conhece Lisa (Jeanne Disson), que a confunde com um menino. Laure, que usa cabelo curto e gosta de vestir roupas masculinas, aceita a confusão e lhe diz que seu nome é Mickaël. A partir de então ela leva uma vida dupla, já que seus pais não sabem de sua falsa, porém verdadeira, identidade de gênero

14 - Num ano de 13 Luas(Alemanha, 1978)


Em 1978, o gênio do cinema alemão Rainer Fassbinder já estava muito a frente de seu tempo e tratava com naturalidade temas como redesignação de sexo e transexualidade. Num Ano de 13 luas, filme intimista que realizou após a morte de um namorado, é um triste retrato de uma transgênero que sofre com sua condição e vive uma jornada existencial de desprezo e humilhações. Como toda a obra do diretor, o filme é impregnado de analogias e crítica social.


13 - Valentina(Brasil, 2020)


No premiado longa de Cássio Pereira dos Santos, Valentina (Thiessa Woinbackk), uma menina trans de 17 anos de idade, muda-se para uma pequena cidade mineira com sua mãe, Márcia (Guta Stresser). Com receio de ser intimidada na nova escola, a garota busca mais privacidade e tenta se matricular com seu novo nome. No entanto, a menina e a mãe começam a enfrentar dilemas quando a escola pública local começa a exigir, de forma injusta, a assinatura do pai ausente para realizar a matrícula.

12 - Café da manhã em Plutão(Irlanda/Reino Unido, 2005)

No longa de Neil Jordan, Patrick 'Kitten' Braden (Cillian Murphy) é transexual numa pequena cidade da Irlanda. Filho de um relacionamento entre uma doméstica e o padre local, depois de abandonado pela mãe Patrick foi criado por Ma Braden (Ruth McCabe), que não suporta seu jeito afeminado. Juntamente com seus amigos Charlie (Ruth Negga), Irwin (Laurence Kinlan) e Laurence (Seamus Reilly), Kitten decide sair de casa e partir em busca de sua mãe verdadeira. A jornada da protagonista é mostrada em meio à fantasia e realidade.

11 - O Funeral das Rosas(Funeral Parade of Roses, Japão, 1969)



A obra prima e imersiva, de Toshio Matsumoto, relata a história de Eddie, uma transexual excepcionalmente bonita e uma das melhores hostess em um dos mais famosos clubes noturnos do Japão. Eddie tem um amor obsessivo pelo proprietário do clube, que já está envolvido com, Leda, uma travesti madura e ciumenta. Eddie tem flashbacks confusos de sua infância: do seu pai sempre ausente e lembranças nebulosas e estranhas de sua mãe. Ela tem uma fotografia escondida em seu apartamento - mas o rosto na foto de seu pai foi queimado por sua mãe há alguns anos. À medida que o filme avança, começa-se a entender melhor a mente de Eddie e a juntar os pedaços da verdade terrível sobre o seu passado violento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário