quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Cambio de Sexo(Espanha, 1977)

Antes de Almodóvar e La Movida Madrileña, o ainda iniciante Vicente Aranda, de Paixão Turca e Os Amantes, realizou um polêmico longa, numa Espanha ainda muito conservadora pós a era Franco, Cambio de Sexo.

O filme trazia como protagonista uma jovem Victoria Abril, que ficou conhecida por filmes de Almodóvar, como Áta-me e De Salto Alto, e a trans Bibi Anderssen, também de filmes do diretor manchengo como, Kika e A Lei do Desejo.

Victoria Abril é José Maria, adolescente que sofre com um bullying dos colegas e é convidado a se retirar da escola por ser delicado demais. Enfrentando o machismo do pai, ele precisa trabalhar e é levado à Barcelona para ver prostitutas. Mas é quando assiste ao show de dança de Bibi Andersen, mostrando o pênis no final, que fica fascinado.

Pressionado pela família, ele não consegue transar com mulheres. Rouba as roupas da mãe e vai embora para Barcelona, onde passeia vestido de mulher pelas ruas e consegue um emprego de cabeleireiro. Aos poucos José Maria vai se tornando Maria José.


Ele mora numa pensão, onde é acolhido com zelo por Dona Pilar, uma típica figura matriarca espanhola, que mais tarde irá inclusive lhe injetar hormônios. No salão ele reencontra Bibi, que no filme interpreta uma personificação de si mesma, a partir de então começa uma relação com sua mentora trans.


Andando montada pelas noites de Barcelona, Maria José conhece um homem que quando a leva para a cama a agride: “Maldito Maricón”. Tenta o suicídio, o refúgio da família mas nada parece funcionar. É quando Bibi consegue um emprego na boate que trabalha que as coisas começam a melhorar.

Fascinado por Maria José, o dono do estabelecimento Durán decide investir nela e aos poucos ela vai moldando o seu corpo com hormônios e silicone, para que possa se tornar uma dançarina da boate. Bibi a surpreende, mostrando o resultado de sua operação de troca de sexo.


Ao som de Chist Chist, da cantora Doya, uma versão pioneira de It’s oh so quiet da Bjork, Maria José faz sua estreia nos palcos. Ela está pronta para enfrentar o mundo e encarar a melhor versão de si mesmo.


Após alguns questionamentos, Duran, já apaixonado por Maria José resolve financiar sua cirurgia de mudança de sexo e ele embarca num avião rumo a uma vagina. O filme, inclusive, mostra todo o processo da vaginoplastia através de uma aula de sexo.

Cambio de Sexo é um filme ousado e pioneiro para sua época, muito interessante para quem quer conhecer o universo queer da Espanha pré-Almodóvar, que com certeza deve ter assistido a esse filme como inspiração e influência para conquistar duas de suas divas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário