quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Saint Laurent(França, 2014)


Existem dois filmes sobre Yves Saint Laurent, esse é o que não foi autorizado pelo companheiro do famoso estilista, Pierre Bergé. Quando o cineasta francês Bertrand Bonello, realizou o brutal Tiresia, em 2003, sobre uma transexual que é sequestrada por um padre ele já mostrava as marcas de seu universo e dava sinais de sua identidade para realizar a versão de Yves Saint Laurent.


No longa, Saint-Laurent é um gênio atormentado, que vive cercado de mimos, luxos, sexo, drogas e álcool. Interpretado por Gaspard Ulliel, o personagem é melancólico e vive numa jornada existencialista.

Intimamente relacionado ao mundo da moda, cheio de referências à época, o filme se passa no período de 1967 a 1976, em plena emancipação do sexo e das práticas do amor livre. O próprio personagem de Pierre Bergé, o companheiro de Saint Laurent,  possui uma postura mais paternalista, protecionista enquanto permite seus casos.

As noitadas de Yves Saint Laurent numa mítica boate dos anos 1970, em Paris são mostradas à exaustão. As cenas são visualmente bonitas ainda que nos transmitem as aflições do personagem e seus vícios.

A estética do filme é bem moderna, e corresponde ao período pelo qual a moda passava, marcando com o uso de cores fortes e berrantes. As cenas da boate, são as que mais definem essa explosão de cores. 

O filme ainda acompanha o seu processo de criação, e mostra que mesmo atormentado era um gênio da alta-costura. São muitos os telefonemas com Andy Warhol, e até um presente de Marcel Proust, para quem fez um vestido em homenagem,


A narrativa de Saint Laurent faz com que seus story boards ganhassem vida e servissem como uma espécie de roteiro onde tudo girasse em torno de si, seus assistentes, modelos, fotógrafos. 

O belo Saint Laurent, no entanto é bom avisar, não é uma cinebiografia. É mais uma homenagem sensorial e estética de um cineasta para um ícone da moda em seu país, a França e sobre exaltar o legado que deixou.


Um comentário:

  1. Fui no lançamento do filme é fiquei pertinho do Gaspard Ulliel
    "O belo Saint Laurent

    ResponderExcluir