O longa-metragem de estreia do diretor venezuelano Lorenzo Vigas, escrito em colaboração com Guillermo Arriaga, roteirista de Amores Brutos(2000), 21 gramas(2003) e Babel(2006), de Alejandro González Iñarritu, revela ricas camadas de ambiguidade de seus protagonistas.
Ganhador do Leão de Ouro no 72º Festival de Cinema de Veneza, o filme acompanha Armando, interpretado pelo chileno Alfredo Castro, de O Príncipe, solteiro, de meia-idade, cujo comportamento voyeurístico pelas ruas de bairros pobres de Caracas, parece o de um predador prestes a atacar. Ele busca jovens para que possa se masturbar diante de sua nudez.
Quando Armando, que trabalha fazendo dentaduras, aborda pela primeira vez o ranzinza Elder (Luis Silva) para sexo, ele recebe uma resposta hostil e uma bronca homofóbica. O jovem o segue para casa, apenas para agredi-lo e roubá-lo.
Sem se deixar abater por seus ferimentos ou perdas, Armando começa a perseguir Elder na rua, até mesmo descobrindo onde ele mora, em um projeto residencial precário. O perigo inicial de seus encontros sem sexo muda para um território mais perturbador e cada vez mais obscuro.
Depois que Elder é espancado por outros bandidos, Armando o leva para casa para cuidar dele. Mas cada passo em direção ao respeito mútuo e à amizade é seguido por outro motivo para o homem mais velho se arrepender de sua bondade.
A maneira como é conduzida, torna esta história hipnotizante, especialmente quando o jovem começa a se abrir, enquanto o mais velho permanece reservado. O filme oferece um relato fascinante de como essas sensações desconhecidas podem nutrir fluidez de afeto, desejo e sexualidade.
De longe te observo, evita de forma inteligente a análise psicológica explícita de qualquer um de seus personagens principais e, ainda assim, há camadas e mais camadas de complexidade em ambos. Elder é nervoso e impulsivo, revelando uma vulnerabilidade bem escondida que procura pela aprovação de Armando.
Tanto Armando quanto Elder são, até certo ponto, desconhecidos um para o outro. Este é um trabalho de maturidade revigorante e sensualidade irregular; seu olhar, simultaneamente terno e severo, não está apto a nenhum tipo de julgamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário