sexta-feira, 9 de outubro de 2020

O Segredo de Brokeback Mountain(Brokeback Mountain, EUA, 2005)


Ang Lee, diretor do lindo Razão e Sensibilidade e ganhador do Oscar por O Tigre e o Dragão, saiu totalmente de sua zona com Brokeback Mountain, uma história de amor entre dois homens, e fez isso com excelência. O longa é um considerado um novo clássico e referência de cinema queer.


Com uma fotografia sublime, uma trilha sonora icônica e a atuação visceral do saudoso Heath Ledger, como Ennis del Mar e Jake Gyllenhall, Jack Twist, conhecemos os dois protagonistas em um posto de empregos, em 1963. Eles são mandados pelo patrão Aguirre à Brokeback Mountain, onde cuidarão de ovelhas e farão o serviço do campo.


A cena em que Ennis é surpreendido por um urso é como aflorasse seu medo pelo desconhecido. Entre um gole de whisky, um cigarro, feijões de lata e poucas palavras, Ennis e Jack vão se afeiçoando, naquele que é um ambiente totalmente solitário.


Numa noite de frio o inevitável acontece, os dois acabam fazendo sexo pela primeira vez, Ang Lee não fez um filme fetichista sobre cowboys gays, por isso as cenas são muito mais sugeridas do que explícitas. O que não era para se repetir, acaba virando uma rotina entre os dois. Quando eles são mandados embora, Ennis chora copiosamente, enquanto, já totalmente apaixonado, se prepara pela sua perda.


Fora das montanhas, Ennis casa com Alma personagem de Michelle Williams, atriz que foi realmente casada com o Ledger, na vida real. O casal tem filhos, e vive uma vida sem muitos recursos mantendo relações sexuais onde Ennis prefere sempre o sexo anal.


Enquanto isso, Jack é peão de rodeios no Texas, acaba conhecendo Lurreen, uma herdeira rica interpretada por Anne Hathaway. Se casa, constitui a família, mas segue mantendo uma vida dupla quando vai à encontros no México ou busca pelo próprio Ennis, e num beijo apaixonado são flagrados por Alma.


Após a descoberta de Alma, o casamento vai de mal a pior, em 1975, eles acabam se divorciando e vê apenas as filhas aos finais de semana. Ennis se sente observado pelo resto da sociedade por se sentir diferente na forma de amar.


Ennis del Mar e Jack Twist seguem se encontrando frequentemente e vão à pescarias, mas com o passar dos anos, como em um relacionamento comum, até a relação dos dois desgasta e os encontros acabam ficando mais espaçados.


Numa obra sobre auto-aceitação mas acima de tudo uma história de amor, Ang Lee fez um grande filme, onde segredos são expostos, desejos revelados e a montanha de Brokeback serve como palco principal para todo esse desencanto, amor e tragédia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário