segunda-feira, 14 de outubro de 2024

The Exorcism of Saint Patrick (EUA, 2024)

Os horrores da terapia de conversão são o tema de The Exorcism of Saint Patrick, de Quinn Armstrong ,primeira parte de uma trilogia intitulada Fresh Hell. O longa segue um padre católico (Steve Pinder) e um jovem (Michael J. Cline), ambos chamados Patrick, enquanto se isolam em uma cabana para passar pela ‘cura gay’ do adolescente. Depois de tomar medidas cada vez mais extremas, o jovem tira a própria vida e seu fantasma causa estragos no padre para se vingar.

O filme começa com o Padre Patrick abordando o maior elefante na sala: o fato de que eles compartilham um nome. Para garantir que isso não atrapalhe nada, ele sugere ser chamado de Pat e chamar o jovem de Trick. Ao longo da primeira metade do filme, Pat faz vários exercícios e conversas com Trick para ajudá-lo a navegar em suas lutas com a atração pelo mesmo sexo. 


As táticas de Pat para manipular e abusar de Trick são os elementos de terror que fundamentam o filme. Toda a experiência com Pat o empurra a pensar cada vez menos em si mesmo em vez de ajudá-lo a se sentir confortável em seu corpo. A atuação de Steve Pinder como Pat é angustiante, e seu comprometimento com o personagem é aparente em cada ação.


 O roteiro de Armstrong entrelaça horror com uma sátira mordaz da América cristã . Os pais de Trick são tão absurdos quanto crueis e intolerantes. Sua mãe quer jogar todo o dinheiro da família no programa. A abordagem sensível é surpreendentemente inteligente ao retratar horrores do mundo real. O horror da primeira metade de The Exorcism of Saint Patrick decorre de sua intensa claustrofobia . 


O enredo se torna cada vez mais violento e sangrento quando o padre é assombrado pelos fantasmas de 'pacientes' anteriores ou vítimas que sofreram sob seu aconselhamento sádico. Sem revelar muito, essas cenas assustadoras são viscerais, e os fantasmas têm um poder físico palpável que mina o poder psicológico e o sadismo do evangelista, um provável enrustido.


The Exorcism of Saint Patrick é assustador o suficiente para fascinar o público, mas não a ponto do espectador e se distrair da mensagem relevante central que pulsa no coração do filme.




Nenhum comentário:

Postar um comentário