quinta-feira, 15 de abril de 2021

A Deusa Fortuna(La Dea Fortuna, Itália, 2019)



Ferzan Ozpetek e Stefano Acorsi, de Um Casal quase Perfeito, voltam a trabalhar juntos em A Deusa Fortuna, filme sobre a dolorosa desintegração de um casal que está junto há 15 anos.

Arturo(Acorsi) e Alessandro, Edoardo Leo, de Perfeitos Desconhecidos, enfrentam uma crise no casamento, com traições e desgaste na relação. Porém a doença da amiga Annamaria(Jasmine Trinca),que os apresentou, lhes trará um complexo dilema.

A história se apoia muito na humanidade dos três protagonistas, que passam por momentos de partir o coração cavalgando pelas alegrias e tristezas da vida moderna.

Alessandro é um encanador moreno e bonitão e Arturo um tradutor frustrado que desistiu de seus planos de se tornar professor universitário. Quando Annamaria dá entrada em um hospital para descobrir o que está causando suas ferozes dores de cabeça, deixa Martina (Sara Ciocca) e seu sábio irmão mais novo, Sandro (Edoardo Brandi), com seus amigos íntimos.

Mas diante da iminente separação o casal acha que o mais apropriado seria mandar a criança para a avó bruxa, arrogantemente interpretada pela atriz e roteirista Barbara Alberti. A presença maléfica é digna de um conto de fadas dos Irmãos Grimm.

O grande confronto é encenado na mansão barroca da avó, na Sicília. A personificação do perfeccionismo italiano se dá nas cenas que incluem alguns locais deslumbrantes como o antigo santuário romano de Fortuna Primigenia, ecoando o título do filme.



Um comentário: