quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Contra Corrente(Contracorriente, Peru, 2009)

A América Latina é extremamente machista, e é esse retrato que o diretor Javier Fuentes Leon faz em seu longa de estreia Contra corrente. O filme que foi o pré-selecionado do Peru para o Oscar em 2010 traz cenas tórridas entre os atores Manolo Cardona e Cristian Mercado, que vivem Santiago e Miguel.


Mesmo com um ritmo extremamente lento o filme cativa por seus protagonistas, um pescador prestes a se tornar pai e o outro, um talentoso e apaixonado pintor. Juntos eles enfrentam uma jornada de auto aceitação e preconceito em uma pequena comunidade peruana.


O roteiro assinado pelo próprio diretor destaca os rumos dessa relação proibida em um triângulo amoroso com a mulher de Miguel, a quem é completamente dedicado. O personagem embarca assim num sofrimento dúbio e coloca em dúvidas sua sexualidade.


Com uma fotografia primorosa explorando belíssimas paisagens, o corajoso longa é uma evolução da arte queer no Peru. Nos anos 1990 o filme Não conte a ninguém causou polêmica no país, mas agora que todos sabem, só há algo a fazer: assumir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário