sábado, 26 de setembro de 2020

Philomena(Reino Unido, 2013)


Stephen Frears é um bom diretor, já realizou clássicos como Ligações Perigosas, A Rainha e o LGBTQIA+ Minha Adorável Lavanderia, em Philomena ele conta a história de uma mulher que teve seu filho retirado dela ao nascer, em seus 18 anos, por freiras. Durante 50 anos ela passa procurando pelo filho perdido.


Baseado em fatos reais ocorridos na Irlanda, a personagem título é interpretada pela sempre brilhante Judi Dench, que só encontra ajuda ao cruzar o caminho com o jornalista Martin Sixmith, interpretado pelo também ótimo Steve Coogan, que além de co-protagonizador é um dos roteiristas.


Aos poucos os dois vão criando uma relação de afeto, carinho e cumplicidade. Privada do amor do filho, Philomena têm uma outra filha, mas parece que deposita em Martin um pouco daquele sentimento..


Realizar a matéria para Martin é extremamente importante, pois decidirá seu destino na carreira de jornalista. Na busca os dois viajam para os Estados Unidos onde entram numa jornada de procura, dúvidas e respostas.


SPOILER: Martin finalmente descobre o filho, na América ele mudou de nome, agora é Michael, e se tornou um bem-sucedido político mas que porém, havia falecido em 1995. Ao saber da verdade Philomena decide falar com as pessoas que o conheceram, descobre então que ele era homossexual e tinha um parceiro. 


Philomena supõe que o filho morreu de AIDS, e estava certa, naquela época a doença ainda era considerada a 'peste gay' e os tratamentos eram ineficazes. Mas isso não a afeta. A homossexualidade, a doença não importam, só o que ela sente é o vazio por não ter convivido com o filho. 


No final ao encontrar o parceiro de Michael, ela descobre que o filho foi à Irlanda procurar por ela, mas as freiras esconderam a verdade. Porém seu último desejo foi realizado, ser enterrado no convento onde nasceu, e é lá que Philomena finalmente o encontra.


Em 2009 o artigo de Martin Sixmith foi publicado e trouxe à luz muitos casos de adoção forçada feita pela igreja em nome de Deus. Philomena é um show de Judi Dench e Steve Coogan, um filme que sem a química dos dois não seria o mesmo, e é essa relação de ambos que é justamente o grande ponto do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário