domingo, 20 de setembro de 2020

Correndo com Tesouras(Running with Scissors, EUA, 2006)

Em 2006, antes de estourar com Glee e ainda ser responsável pela série Nip Tuck, Ryan Murphy dirigiu seu primeiro longa-metragem Correndo com Tesouras, onde já abordaria o universo lúdico e a estética queer que o consagraram anos depois em séries como American Horror Story, Pose e Hollywood.


Baseado nas memórias pessoais de Augusten Borroughs, o filme começa em 1971 quando o garoto tinha 7 anos e fascinado pela mãe Deidre, interpretada pela ótima Anette Benning, declamando poesias sonha em ser como ela, possuir talento e fama.


A relação com o pai, um alcoólatra interpretado por Alec Baldwin torna a rotina daquela família completamente disfuncional e a beira da loucura. Em 1978, Deidre conduz um clube de poesia enquanto Augusten ouve escondido. Ao final da sessão uma briga com o pai termina em catarse.


Toca o clássico bolero Quizás, Quizás e Deirdre é visitada por um psiquiatra, o Dr. Finch, que no início tenta salvar o casamento e a relação com o filho. Presa em sua vida e com pensamentos suicidas Deirdre começa a tomar valium.


A família do médico nos é apresentada, eles são uma espécie de Os Excêntricos Tenembauss de Wes Anderson, onde a filha mais velha, Hope, é interpretada por Gwineth Paltrow, a atriz voltaria a trabalhar com Ryan Murphy anos depois na série The Politician.


Abandonado pela mãe na casa da família do médico, Augusten começa a viver uma nova rotina em meio às esquisitices e hábitos dos que ali moram. Em 1979, ele revela a irmã adotiva Natalie que quer ser cabeleireiro, que é gay e que adora filmes franceses.


Impulsionado por Natalie, ele se envolve com Bookman personagem de Joseph Fiennes com quem têm sua primeira experiência sexual. Aliás Gwineth Paltrow e Joseph Fiennes foram o casal protagonista de Shakespeare Apaixonado, mas aqui eles quase não contracenam.


Quando vai visitar sua mãe, a flagra beijando a amiga Fern. Deirdre fala sobre a homossexualidade e compara com a repressão sofrida pelos negros na América, ao mesmo tempo que não aceita de imediato a condição do filho.


Cercado por melancolia o filme já mostrava o potencial de Ryan Murphy em construir um universo e linguagem próprios, porém cheio de referências. A cena em que todos os personagens do filme gritam ao mesmo tempo é simplesmente linda. Outro momento onírico e poético é quando neva no quarto e Deirdre.


Em meio a uma galeria de personagens excêntricos, quando faz 15 anos Augusten só quer regras e limites, mas os surtos cada vez mais frequentes com sua mãe e a distância do pai não permitem que ele leve uma vida normal.


O destino do personagem é traçado e com a ajuda de Agnes, a esposa de Dr. Finch ele pode ser livre. Correndo com Tesouras é um belo filme, cheio de metáforas e afirmações sobre descobertas e a vida sexual na adolescência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário