terça-feira, 29 de setembro de 2020

Os Amantes Passageiros(Los Amantes Pasajeros, Espanha, 2013)

 
Para aliviar a tensão deixada por A Pele que Habito, seu denso filme anterior, Pedro Almodóvar voltou ao gênero que o consagrou: a comédia. Os Amantes Passageiros é um filme, leve, colorido e muito gay, fazendo referência às primeiras obras do diretor, do começo dos anos 1980.

Logo na primeira cena vemos Antonio Banderas e Penélope Cruz, apenas em uma luxuosa participação especial, como uma dupla que trabalha no aeroporto, ela anuncia ao marido que está grávida e isso em nada se relacionará com a trama que será contada a seguir.


O avião da companhia Península, batizado de ‘Chavela Blanca’, está prestes a partir para a Cidade do México, conhecemos então os três comissários gays, Joserra vivido por Javier Cámara de A Má Educação e Fale com Ela, Ulloa personagem de Rauel Arévalo e Fajas, interpretado por Carlos Aceres.


Enquanto todos os passageiros da classe econômica dormem, pois foram dopados, conhecemos os integrantes da classe executiva: Norma vivida por Cecilia Roth de Tudo sobre minha mãe e Labirinto de Paixões, Bruna vivida por Lola Dueñas de Volver e Os Abraços Partidos, Ricardo Galán(Guillermo Toledo) e Infante, José Maria YasPick de Narcos.



Depois de 1h30 de voo os comissários estão bebendo tequila, fumando maconha, enquanto Fajas abre um altar e pede para que seus amigos sejam protegidos das drogas, da bebida e dos dark rooms.


Na cabine estão os dois pilotos, Benito, Hugo Silv,a de Ninho de Mussaranho, e Alex Acero, de Volver e Entre as pernas, até que Bruna invade o espaço se dizendo vidente e prevendo que algo estranho acontecerá. “Soy Maricón!” Joserra revela que têm um caso com o piloto Acero.


O voo está sem destino e sem pista de pouso. No avião os passageiros acordados começam a entrar em pânico. Norma entra em colapso mas os comissários prometem fazer o voo mais agradável a todos com drinks e performances


Em Madri, Alba uma mulher desnorteada em participação especial de Paz Vega, de Fale com Ela e Lucía e o Sexo, tenta o suicídio se jogando de uma ponte até que recebe a ligação de Ricardo de dentro do avião, o telefone porém cai no cesto da bicicleta de Ruth, Blanca Suarez de A Pele que Habito e Julieta, que também teve um caso com ele. Todos no avião ouvem a conversa enquanto Alba vai sendo levada para uma clínica psiquiátrica. A cena da portaria faz referência a outras como de Mulheres a beira de um ataque de nervos e Fale com Ela.


Um noivo saindo de Lua de Mel, interpretado por Miguel Angel Silvestre de Sense 8, tira mescalina do ânus e entrega para os comissários que prepararam uma deliciosa Água de Valencia para os passageiros. Em um momento muito autêntico, Fajas diz que também acredita muito no ânus.


Enquanto bebem na cabine com os pilotos os comissários se preparam para encarnar a performance de I’m so Excited, das Pointer Sisters. Esse momento lipsync do filme é épico, com enquadramentos muito elaborados e o desempenho dos atores incrível. Com certeza o ponto alto do longa!


Relaxados os passageiros começam a se abrir entre si, Norma revela que após sua carreira de cantora e atriz não dar certo virou dominatrix e que possui fotos dos 600 homens mais importantes da Espanha em seu poder. Apesar de cômico, senti nesse momento uma crítica social ao governo envolvendo prostituição.


A mescalina deixa todos com tesão. Alex chama Joserra com o olhar enquanto Benito recebe sexo oral de Ulloa. Norma transa com Infante. O noivo penetra a noiva. Bruna observa todos com fogo nas entranhas. Virgem ela vai até a ala dos passageiros dormindo e transa com um desconhecido que estava de pau duro.


A pista finalmente é liberada no Aeroporto de La Mancha. Bruna sente cheiro de morte, era Infante um matador de aluguel contratado para acabar com Norma mas mudou de ideia. Augustín Almodóvar, irmão e produtor de Pedro, faz uma aparição como sempre, desta vez como um operador de bordo.


O avião finalmente pousa e o destino dos personagens vai sendo revelado. Joserra e Alex assumem sua relação, Norma está encantada por Infante e Benito finalmente se revelou homossexual. Ruth encontra Ricardo que termina sua relação. Toca The Look, do The Metronomy, uma música muito inusitada para um filme do Almodóvar e acaba.


Acho Os Amantes Passageiros uma obra despretensiosa, divertida e que traz um Almodóvar alegre e bem resolvido. O filme é leve, tem uma atmosfera que exalta muito a cultura LGBTQIA+, além de ser um respiro em meio a tantas obras cheias de complexidade e tramas mirabolantes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário