domingo, 3 de outubro de 2021

12 FILMES LGBTQIA+ NO YOUTUBE



Desde que o @YouTube foi lançado, em 2005, revolucionou nossas vidas com uma infinidade de conteúdo audiovisual, desenhos antigos, videoclipes, além de ser uma vitrine para produtores de conteúdo, os influencers. Repleta de curtas, a plataforma também é um prato-cheio para os cinéfilos. Há um acervo riquíssimo em filmes, principalmente clássicos. Nós do @cinematografiaqueer, te ajudamos no garimpo, indicando 12 Filmes LGBTQIA+ disponíveis gratuitamente no site.

Do Começo ao Fim(Brasil, 2009)

No filme de Aluizio Abrantes, Julieta (Julia Lemmertz) tem dois filhos com uma diferença de seis anos de idade, Francisco e Thomás, e com maridos diferentes: Pedro (Jean-Pierre Noher) e Alexandre (Fabio Assunção). Os dois irmãos se tornam grandes amigos desde pequenos e, quando adultos (Rafael Cardoso e João Gabriel Vasconcellos), transformam esta amizade em algo mais profundo e polêmico.


O filme dos documentaristas Rob Epstein e Jeffrey Friedman, é inspirado no livro, de 1981, do ativista Vito Russo, que escreveu como um homem gay tinha que olhar nas sombras e subtextos dos filmes para encontrar os personagens homossexuais que certamente estavam lá.  Naqueles poucos filmes que eram abertamente sobre gays, suas vidas quase sempre terminavam em loucura ou morte. Há uma montagem de homossexuais morrendo na tela. Há um cuidadoso estudo sobre a homossexualidade na trajetória da sétima arte.



Rodado por Gregg Araki, durante o movimento new queer cinema, Viver até o Fim é considerado o Thelma & Louse gay. Luke (Mike Dytri) é um cara imprudente e inquieto e Jon (Craig Gilmore)é um crítico de cinema relativamente tímido e pessimista. Ambos são gays e soropositivos. Depois de um encontro nada convencional, e depois de Luke matar um policial homofóbico, eles partem numa viagem onde o lema é "F**a-se tudo".


Baseado na biografia de Lily Wust, o filme, de Max Farberbock, acompanha Felice(Maria Schrader), judia e lésbica, na Berlim de 1943, o que significa que ela anda por aí com uma sentença de morte. Ela corre riscos incríveis. Ela trabalha para um grupo de resistência clandestina e seu trabalho diurno é como assistente do editor de um jornal nazista. Sua estratégia é se esconder bem à vista, sua ousadia é uma arma. Lilly (Juliane Kohler) é mãe de quatro filhos. O marido dela está na guerra. A primeira vez que a vemos, ela está em um concerto de Beethoven com um oficial alemão. É tempo de guerra. Uma noite em um clube, Lilly é arrebatada por Felice e seus amigos, ela é muito ingênua no início para saber que são lésbicas, e não descobre que Felice é judia até que ela finalmente conte.

Amigas de Colégio(Fucking Amal, Suécia, 1998)

O filme, do sueco Lukas Moodysson,  conta a história de uma adolescente, Agnes, que se mudou com a família para uma pequena cidade sueca chamada Amal, o lugar mais chato da terra, segundo ela mesma. Agnes não consegue fazer amigos no colégio e sua companheira na sala é uma garota que vive em uma cadeira de rodas. Para complicar ainda mais as coisas, ela está apaixonada por Elin, a menina mais popular do colégio, porém o único a saber desta paixão é seu computador, onde ela faz todas as suas anotações. No dia de seu aniversário, Agnes não percebe que a irmã mais velha de Elin descobre seus recados e faz uma aposta com a irmã: se ela deixar Agnes beijá-la, pagará à irmã 20 cronas. Este é só o começo de uma série de situações vividas por essas adolescentes nesta pacata cidade. Vencedor do Prêmio Teddy  no Festival de Berlim, em 1999

O Reino de Deus(God’s Own Country, Reino Unido/Irlanda, 2017)

No filme de estreia de Francis Lee, Johnny trabalha isolado e solitário na fazenda da família, descontando sua frustração em bebidas e sexo casual. Quando seu pai contrata Gheorghe, um imigrante romeno, para ajudar Johnny na fazenda, o novo companheiro traz para ele sentimentos e emoções que ele nunca teve antes. Magnicídio(Jubilee, Reino Unido, 1978)

No longa que é considerado o primeiro filme punk da história, a Rainha Elizabeth I viaja no tempo para ver o futuro, e vai para o Reino Unido dos anos 1970. Lá ela se assusta: neste mundo pós-apocalíptico, a Rainha Elizabeth II está morta, o palácio de Buckingham é um estúdio de gravação e os policiais transam entre si quando não estão agredindo os jovens, além de tudo ser caótico e muito sujo. Acompanhando a decadência social daquele povo, ela segue as atividades de uma guangue de garotas com uma existência vazia e problemática.
A Rainha DIaba(Brasil, 1974)

Lapa, Rio de Janeiro. Diaba (Mílton Gonçalves), um homossexual, comanda de um dos quartos de um bordel uma quadrilha responsável pelo controle de vários "pontos" de venda de droga. Sabendo que um dos seus homens de confiança está para ser preso, Diaba "fabrica" um novo marginal, para depois entregá-lo a polícia. Ela encarrega Catitu (Nélson Xavier), seu homem de confiança, de fazer isto. Catitu decide que o alvo será Bereco (Stepan Nercessian), um garotão cheio de si que é sustentado por Isa (Odete Lara), uma cantora de cabaré. Catitu atrai Bereco para um série de crimes e faz dele um "perigoso bandido". Acontece que Bereco passa a acreditar nesta "fama". Diaba começa a ter seu poder diminuído quando Bereco pretende controlar a venda das drogas.
Meu Querido Companheiro(Longtime Companion, EUA, 1989)

Em 1989, ano que o longa de Norman René foi realizado, o rastro deixado pela AIDS era devastador. Abordando um tema tão pesado, como a trajetória da epidemia ao longo dos anos 1980, de forma leve, Meu Querido Companheiro recebeu o Prêmio da Audiência no Festival de Sundance, além da Indicação ao Oscar e o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante para Bruce Davison, que brilha no papel de David.
As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant(Die Bitteren Traenen der Petra Von Kant, Alemanha, 1972)

Adaptado da peça homônima do próprio Rainer W. Fassbinder, Petra von Kant é uma estilista de sucesso extremamente arrogante e egocêntrica, que tem como única pessoa próxima sua secretária. Num dia, ela se apaixona por uma jovem aspirante à modelo chamada Karin, que vai morar em sua casa e usá-la até não precisar mais. Neste que é provavelmente o filme mais feminino do cineasta, homem nenhum aparece em cena, apenas simbolicamente através da tela Dionísio, que estampa a parede do apartamento.

Un Rubio(Argentina, 2019)


O filme, de Marco Berger, se passa nos subúrbios de Buenos Aires. Gabriel acaba de se mudar com seu colega Juan. Tímido e reservado, Gabo está relutante com os sinais e investidas de Juan. Seus sentimentos parecem estar no lugar, mas a atração entre os dois é inegável. O que começa como uma relação sexual casual, logo se transforma em um relacionamento íntimo e terno, que é tão doce quanto desolador.

Variações(Portugal, 2019)

A luminosa biografia de António Joaquim Rodrigues Ribeiro, conhecido por Variações, um cantor e compositor português do início dos anos 1980. A sua música era uma mistura de folk, pop e fado e sua curta discografia continuou a influenciar a música portuguesa nas décadas posteriores ao seu precoce desaparecimento, com 39 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário